Kimbele necessita 150 técnicos para rede sanitária

Uíge – Cento e cinquenta técnicos de saúde, entre médicos e enfermeiros são necessários no município de Kimbele, para a cobertura de rede sanitária daquela região.

De acordo com o directora local  da saúde,  Carlota  Paula  Changongo, o sector conta   actualmente com 37 enfermeiros, dos quais três médicos, que  prestam assistência nas 12 unidades  sanitárias  espalhadas  no município.

Em declarações à  imprensa, Paula Changango disse que a quota de vagas atribuídas a circunscrição (seis médicos internos gerais e cinco enfermeiros médios de  terceira classe)  não satisfaz a demanda, tendo em conta as necessidades  do  município.

Aguarda-se a inauguração, em breve, de  mais dois postos de saúde nas localidades de Kimaiungui e Kimahenga, que vão precisar de quadros, para o seu  funcionamento, disse a responsável.

O município de Kimbele dista 261 a quilómetros a nordeste da cidade do Uíge e  tem uma população de 129 mil e 396 habitantes (censo de 2014), distribuídos em 299 povoações e três comunas (Icoca, Kuango e Alto Zaza).

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.