Uíge – Makela do Zombo celebra 107 anos de elevação à categoria de vila, a 3 de Agosto de 1911, com a realização de actividades culturais, desportivas e campanha de embelezamento das ruas da vila e dos bairros.
Em declarações à Angop, o administrador municipal de Makela do Zombo, Bengi Moko Henrique, disse constarem igualmente na agenda das autoridades do município para o apoio as festividades dos107 anos da vila, palestras, seminário sobre a dinamização do comércio, indústria e minérios, pobreza rural e atendimento ao público e outros.
Visita ao túmulo do profeta Simão Gonçalves Toco, abertura da Feira de Produção Agrícola, maratona pedestre, culto de acção de graças e tarde recreativa são, entre outras, actividades a realizarem-se em apoio a mais um aniversário da existência a vila de Makela do Zombo.
O município de Makela do Zombo está situado a 310 quilómetros a norte da cidade do Uíge. Tem uma população estimada em 122.320 habitantes (Censo de 2014). A agricultura, pastorícia e o comércio são as principais actividades da sua população.
Via Angop
Acho que é preciso mais responsabilidade porque à história é convivida e não inventada pelo irroneos e ignorantes que nem sequer consultaram historiador afim de os fornecer à verdadeira história de Makela do Zombo. De acordo de certos históricos makelenses, os dados invocados nesta esfera, não corresponde à realidade histórica daquela cidade que data antes da colonização portuguesa. Por mais informações acompanham na esfera