Maquela do Zombo forma mais de 80 jovens em artes e ofícios

Maquela do Zombo – Oitenta e oito jovens estão a frequentar desde Março do corrente ano, no município de Maquela do Zombo, o quarto curso de formação técnico-profissional no centro móvel local de artes e ofícios, nas opções de electricidade, carpintaria e agronomia.

Segundo o coordenador do Centro, Arlindo Raul Simão, 35 jovens estão a cursar a electricidade, 28 outros no curso de carpintaria e 25 a agronomia.

Revelou que durante o curso que termina em Dezembro próximo, aos 35 jovens de electricidade estão ministradas lições como “os símbolos eléctricos”, “elementos da instalação”, “condutores” e outros.

Para os formandos da agronomia, avançou, estão apreender aspectos ligados a agropecuária, preparação do solo, assim como fertilizantes e clima, enquanto os futuros carpinteiros estão apreender matérias como as ferramentas, máquinas, tipologias e técnicas operacionais.

Disse que os cursos estão a cargos de três formadores, um de cada especialidade.

Desde abertura do centro móvel de Maquela do Zombo em 2014, já foram formados 301 jovens nos domínios de electricidade, agronomia e carpintaria, sendo 144 electricistas, 81 carpinteiros e 70 agrónomos.

O município de Maquela do Zombo dista a 310 quilómetros a norte da cidade do Uíge e tem uma população de 122.320 habitantes.

Via Angop

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.