Uíge – A ministra da Educação, Ana Paula Tuavange, reafirmou, nesta quinta-feira, a aposta na melhoria do desempenho profissional dos professores, dotando-os de conhecimentos para gerirem os programas das disciplinas, focando-se na aprendizagem dos alunos ao longo da vida.
Ana Paula Tuavange Elias, que falava na abertura do II Conselho Consultivo do Ministério da Educação, que decorre de 24 a 25 do corrente mês, na cidade do Uíge, sob o lema “ O direito a educação é também o direito a um professor qualificado”, afirmou que se pretende a preparação integral do indivíduo, tendo em vista os desafios da vida individual e colectiva.
Reconheceu que muito ainda deve ser melhorado em todos os níveis de intervenção educativa, desde os serviços centrais do ministério, governos provinciais, gabinetes e secretárias, administrações municipais e nos estabelecimentos escolares.
A governante considerou o encontro como uma oportunidade para se promover uma reflexão sobre a forma mais adequada de se melhorar qualidade do ensino no país que se pretende no país.
“Devemos fazer uma abordagem geral das questões relacionadas com a qualidade de ensino e da aprendizagem, indicando caminhos para a inovação”, reforçou.
Estarão em debate temas estruturantes e que vão merecer a reflexão, análise e alinhamento de mecanismos e procedimentos para o aumento do grau de cumprimento das orientações no quadro das medidas e políticas sobre a gestão dos subsistemas de responsabilidade do sector da Educação, elevando as premissas do executivo que visam a revitalização e a melhoria da qualidade de ensino no país.
Por sua vez, o governador da província do Uíge, Pinda Simão, destacou a importância do encontro, uma vez que estarão em abordagem as questões pertinentes do sector.
Deixe uma resposta