Uíge – O ministro da Assistência e Reinserção Social, Gonçalves Muandumba, encontra-se a partir de hoje, terça-feira, na província do Uíge, onde vai lançar um Programa para Protecção de Pessoas Pobres e Vulneráveis.
Num encontro, que manteve com os membros do Governo da província, o ministro disse que o programa vai beneficiar cerca de oito mil pessoas em condição de vulnerabilidade, pobres, numa primeira fase, no quadro da municipalização da acção social em todo o país.
Ainda hoje, Gonçalves Muandumba deslocou-se ao município da Damba, 197 quilómetros a norte da capital da província, para manter encontros com as autoridades locais e o grupo técnico municipal da assistência e reinserção social, bem como identificar o local das futuras instalações do Centro de Acção Social no Município da Damba.
“No Uíge vai se lançar a experiência piloto englobando vários actores da vida ligados a educação, saúde e profissionalismo dos homens na região”, referiu.
Durante três dias, o governante e os técnicos do seu pelouro vão orientar uma Conferência sobre Acção Social com dissertação de temas sobre protecção social, promoção e acesso aos serviços para idosos, municipalização da acção social, sistema de informação e gestão da acção social.
A situação da desminagem na região, oportunidades de reabilitação integral de pessoas com deficiência, estratégia de educação da primeira infância são igualmente temas a abordar durante a conferência.
Wizi Kongo/ Angop
Deixe uma resposta