MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS PEDE CELERIDADE NA EXECUÇÃO DAS OBRAS DA ESTRADA DOS BUENGAS

Imagem do GPU

Por GPU

Ontem, quinta-feira, 26, segundo dia de trabalho do ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto Gregório dos Santos, a província do Uíge, ficou marcado pela visita aos municípios de Sanza Pombo e Buengas, onde avaliou o nível de execução dos cerca de 89 quilómetros de estrada que liga os dois municípios, cujo acto de consignação aconteceu em março de 2023.

Na ocasião, o ministro pediu celeridade na execução da obra, que apesar do seu andamento, há uma certa lentidão por parte da empresa ENGEVIA no cumprimento dos prazos contratuais, algo que deve ser corrigido, na visão de Carlos dos Santos, para que seja possível entregar a mesma no final de 2025 ou no princípio de 2026.

Apesar deste facto, o titular da pasta das obras públicas fez uma avaliação positiva, pelo facto de já ser possível hoje fazer-se a viagem de Sanza Pombo aos Buengas em três horas, contra às 12 horas como acontecia no passado.

O ministro reconheceu, igualmente, alguma morosidade no quesito execução financeira, mas pediu um maior esforço da empresa, para que a mesma apresente os cronogramas reais, no sentido de permitir a revisão dos prazos, que na sua visão, devem ser cumpridos.

E esta garantia foi dada às populações do município na realização da II Sessão Extraordinária do Conselho de Auscultação da Comunidade, onde as populações puderam expor as suas principais preocupações, com destaque para a problemática das vias de acesso.

Já o governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha, que acompanhou o ministro nesta odisseia, agradeceu o empenho pessoal e envolvimento do político na questão da celeridade da obra, que terminada, poderá devolver a normal circulação de pessoas e bens entre os dois municípios, permitindo também um maior escoamento dos produtos agrícola ali cultivados.

O administrador municipal dos Buengas, Carlos Bunga Alberto, era a pessoa mais satisfeita pela visita ao seu território de jurisdição, não apenas pelas obras na estrada, mas pelo facto de o ministro das Obras Públicas, ser a mais alta entidade política do país a chegar àquela região desde a independência de Angola e José Carvalho da Rocha ser o único governador a estar no município duas vezes.

O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação regressa hoje sexta-feira, 27, a capital do país, Luanda, depois de uma intensa jornada de trabalho de três dias a província do Uíge.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.