Negage celebra hoje 49 anos de elevação a cidade

Uíge – A cidade de Negage, 37 quilómetros do munícipio capital do Uíge, iniciou hoje, sábado, as festividades alusivas aos 49 anos da sua elevação àquela categoria, ocorrida a 26 de Junho de 1970.

O programa de actividades alusivas a data começou hoje com a realização de uma mesa redonda subordinada ao tema “Negage, suas origens: usos e constumes dos seus habitantes.

Nos últimos 17 anos, a localidade registou alguns avanços nos domínios económicos, com destaque para instalação da fábrica de água Cesse, de colchões e o projecto agro-industrial “Agricultiva”.

Os citadinos reconhecem os esforços empreendidos pelo Governo na recuperação de algumas infra-estruturas socioeconómicas.

O município de Negage conta com uma população estimada em 158.668 habitantes, segundo dados do censo realizado em 2014.

O nome Negage ou N’gage, tem a sua origem na designação de uma aldeia (sanzala) que existia na zona, fundada em 1925 e pertencia ao posto de Dimuca, no Conselho de Ambaca. Tornou-se sede do posto de Negage, pertencendo ao Conselho de Ambaca, distrito do Cuanza Norte, e em 1955, passou ao Conselho do Bembe, distrito do Uíge.

Em 1956 foi criado o Conselho do Negage, com sede na povoação do Negage, e posteriormente elevada a categoria de vila, em 1958.

Situado a 37 quilómetros a Noroeste da capital do Uíge, Negage é a segunda cidade da província e conta com duas comunas, nomeadamente Kisseque e Dimuca. Possui 27 Regedorias, 82 Aldeias.

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.