Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 25/07 (Wizi-Kongo) – Em alusão aos festejos do 72º aniversário da descida do Espirito Santo, 25 de Julho de 1947/2021, os 12 Mais Velhos afectos a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (INSJCM), na sua mensagem durante o culto, hoje, descreveram o percurso espiritual do líder fundador da igreja, o profeta Simão Gonçalves Toko e, aproveitam, igualmente, a ocasião para uma união, entre as outras duas alas existente dentro da mesma igreja.
Na presença de centenas e centenas de fiéis, num culto decorrido no bairro Kilala, contendo três momentos distintos, resumidos em louvor, cânticos e animação, dirigido pelo pregador, Voza Lucas Pedro, lembrou na sua mensagem que, Simão Toko, em um dia como hoje, há 72 anos, atendendo aos inúmeros acontecimentos, apresenta o programa da igreja e as várias ocorrências que viriam a ter lugar em Africa e no mundo, igualmente, das transformações políticas, mudanças de regime, e o fim do sistema colonial em Africa.
Tal igual, em seguida das sucessivas prisões em 22 de Outubro e a criação de dois mais velhos aos 23 de 11 de 1949, bem como no repatriamento de mais de três mil Tocoístas para Angola a partir de 9 de Janeiro de 1950, tendo sido espalhados para diversas localidades do país, São Tomé, India e Portugal.
Segundo sustenta, o percurso da igreja nestes 72 anos esteve marcado por sucessivos acontecimentos, entre pisões e mortes, bem como pelo comprimento do mandato divino, cujas acções de envangelização foram fortemente dificultadas pelas autoridades instituídas, mas que não conseguiram inviabilizar o propósito de Deus. A INSJCM relembrada a 25 de Julho de 1949, foi implantada no mundo a mensagem de salvação, igualmente, foi difundida e, hoje, testemunha-se os milhares e milhares de Tocoístas que a celebram essa data, em todo mundo.
Quanto ao actual momento que se vive entre os Tocoístas, sublinha a importância depois da conferencia de imprensa que houve onde prestou-se ao universo dos membros e das comunidades cristãs, bem como a sociedade civil no geral, no âmbito do recente acórdão do Tribunal Supremo, que repõe a personalidade jurídica da igreja de Cristo recaído no processo número 85/19, que, os Tocoístas mantenham a calma, serenidade e espiritualidade para a conservação do espirito de paz, de concórdia, de tolerância, de perdão, de amor e de trabalho abnegado a fim de resgatar a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo, pelos desgastes sofridos nos últimos 37 anos 1984/2021.
As acções milagrosas de Simão Gonçalves Toko, refere, despertaram populações e as autoridades coloniais, bem como a realização de evangelizações no Kongo Brazavil, foi, para isso, sustenta, que, a partir daquele momento que o profeta deixou uma importante mensagem para igreja que é, “sala ye samba, samba ye sala” (trabalhar e orar e orar e trabalhar), explicando que, não se poderia apenas servir a Deus, mas também com os “vossos” deveres cotidianos, ide transmitir a toda gente tudo quanto vistes e ouviste neste lugar.
Para o presente ano eclesiástico, expressa, a direcção da igreja perspectiva a realização de um conjunto de acções, tais como a restruturação de algumas direcções da juventude, sociedade das senhoras e classes, formação e capacitação permanente de responsáveis da igreja de distintos níveis, conceição de projectos para ampliação de condições materiais e humanas para evangelização e expansão da igreja, purificação da igreja em todos os níveis, promoção de acções de formação de jovens pastores, pregadores, entre outras realizações.
Ao longo do último ano, refe, que, apesar das restrições resultantes da covid-19, a direcção da igreja -12 Mais Velhos, realizou varias visitas pastorais, palestras sobre datas da igreja, bem como na continuidade do processo ao registo dos membros, e das acções de concentração do processo de marcação do funcionamento da igreja com aprovação de normas e regulamentos da igreja.
Para área social, citam, igualmente, várias foram as actividades realizadas, como visitas aos reclusos da marca do Kongo, hospital provincial e participação na plantação arvores nas artérias da cidade do Uíge, participação nas actividades programadas pelas entidades superiores local.
Participaram do culto dos 72 anos de aniversário da descida do Espirito Santo da INSJCM, Kivuvu Pedro, em representação da administradora municipal do Uíge, Sónia Arlete, Domingos Manuel, director do gabinete provincial da cultura, turismo e desporto, autoridades tradicionais e representantes políticos com assento no parlamento, concretamente, MPLA, que, igualmente, nas suas mensagens, coabitaram no apelo a união da igreja, saindo das três ramificações e, formar apenas uma.
Porem, tocoísmo é um movimento cristão formado por seguidores do profeta angolano, Simão Gonçalves Toko (1918/1984), cujo fundador é o mesmo profeta. Entretanto, actualmente, estão constituídos administrativamente em três (3) direcções, segundo o Decreto Executivo 14/92, estando como “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoistas)- anciãos conselheiros da direcção central”, “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (os Tocoístas) – 18 classes e 16 tribos” e “igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo “os Tocístas) – 12 Mais Velhos.
Entretanto, trata-se de um dos maiores movimentos cristãos em Angola, contendo, igualmente, sedes em diversos países. Assim, os Tocoístas, foram reconhecidos pelo gorno português despacho nº 3163-9ª/72/1ª de 24/09/1974 e pelo governo da República Popular de Angola-diário da república nº 15-Iª série Decreto Executivo nº 14/92 de 10 de Abril.
Deixe uma resposta