População de Ambuíla preocupada com a frequência de descargas eléctricas

Ambuila – A população da vila de Ambuila e arredores, manifestou-se hoje, quarta-feira, preocupada com as frequentes descargas electricas (vulgo faíscas) que se abatem nos últimos dias na circunscrição e que danifica muitos electrodomésticos, e perigam a vida humana.

Durante a ronda efectuada pela Angop na região, o ancião Avelino Sampaio que vive na região há mais de 30 anos, referiu que durante o presente ano o fenómeno está a ocorrer muitas vezes sem acompanhamento de chuvas.

“Assistimos várias vezes a descarga de relâmpagos provocando a morte de cabritos e outros animais domésticos”, frisou.

Entretanto, o inspector Municipal da saúde, Garcia Fernando, fez saber  que sua filha de 14 anos de idade foi atingida recentemente por uma descarga eléctricas, provocando um choque a vítima que lhe colocou inconsciente por longo tempo.

Paulo Sebastião Paulo, de 12 anos de idade e órfão de mãe falecida em consequência do mesmo fenómeno, está com dificuldades de locomoção depois de ser atingido por trovoadas.

Por seu turno, o  técnico Kanga Ambrósio, afirmou que nunca teve tanta clientela procurando resolver problemas de seus electrodomésticos quanto agora, devido a intensidade e frequência do fenómeno na localidade.

Entre os aparelhos mais danificados constam telefones, rádios, televisores e computadores.

Kanga Ambrósio aconselha não usar aparelhos electrónicos durante a chuva ou sempre que se verificar ocorrências de relâmpagos.

“Sempre que situações de género acontece, deve-se desligar os aparelhos eléctricos incluindo geradores, tapar ou virar os espelhos contra a parede não esconder debaixo das árvores quando está a chover ou relampejar e abrigar-se adequadamente “, aconselhou os habitantes da mesma região.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.