Maquela Zombo – Os bens alimentares vendidos nos mercados formal e informal de Maquela do Zombo baixaram de preços nas últimas semanas, como resultado de uma maior oferta de produtos que são uma consequência da estratégia para a saída da crise adoptadas pelo Executivo angolano.
No quadro dessas medidas, o quilograma de açúcar está a ser comercializado a 250 kwanzas (Akz), quando antes custava Akz 500. O arroz cujo quilograma era comercializado a Akz 400 passou a 300 kwanzas. Já o litro de óleo alimentar, de mil e 200 kwanzas passou a Akz 700.
Na ronda realizada pela Angop, nesta terça-feira, a algumas lojas ficou a confirmação que o consumidor final está a gastar menos na compra de bens alimentares.
Neste quadro, o saco de arroz de 25 kg está a ser vendido a cinco mil 600 Akz, contra os nove mil e 500 anteriores. Fundamental para a confecção do pão, a farinha de trigo (saco de 25 Kg) está a ser comercializada a nove mil e 500, uma redução de quase dez mil relativamente ao preço anterior.
A caixa de massa alimentar está a ser vendida a três mil e 300 kwanzas, contra os anteriores quatro mil e 800 kwanzas.
O munícipe Manuel Zolandonga, que manifestou satisfação pela redução de preços, encorajou o Governo angolano a prosseguir com as medidas económicas.
Na óptica de Manuel Zolandonga é fundamental que a baixa de preços seja acompanhada de medidas de fiscalização contra a especulação.
As estratégias para a saída da crise adoptadas pelo Executivo angolano permitiu desenvolver competências para, a médio prazo, encontrar alternativas ao petróleo, principal fonte de receita fiscal.
Via Angop
Deixe uma resposta