Rede escolar em Mucaba melhorada com mais de 40 escolas

Uíge – A rede escolar no município de Mucaba, 64 quilómetros ao norte da cidade do Uíge, melhorou significativamente ao contar actualmente com 44 escolas primárias, perfazendo um total de 215 salas de aulas, contra oito construídas até 2010 na circunscrição.

A administradora municipal de Mucaba, Maria Fernando Cavungo, que prestou a informação hoje, quarta-feira à Angop, disse que a construção de diversas infra-estruturas em 26 localidades e duas na sede municipal, contribuiu na melhoria das condições de acomodação e de ensino e aprendizagem dos alunos em Mucaba.

Referido-se sobre o número de salas de aulas, esclareceu que 151 são salas definitivas enquanto outras 64 precárias ou provisórias.

A gestora do município afirmou que o sector de educação é assegurado por 488 professores dos quais 297 do ensino primário, 188 do I ciclo e 61 do II ciclo.

Em relação à população estudantil, afirmou contarem com 14 mil 201, sendo 11 mil 328 do ensino primário, dois mil e 10 do I e 863 do II ciclo, respectivamente.

No âmbito do processo de alfabetização, a fonte informou que dois programas, “eu já sei ler” e “sim eu posso”, funcionam no município de Mucaba que já possui mil 860 pessoas alfabetizadas, das quais mil 238 mulheres formadas por 61 alfabetizadores.

O programa da merenda escolar, afirmou, iniciado em 2012 com apenas uma escola com quatro mil alunos beneficiários, até 2017 atende um total de seis mil 606 alunos de 18 escolas, tendo contribuído para melhor rendimento escolar.

Para melhorar a condição dos professores, ressaltou, foram construídas cinco residências (T3)para os professores, das quais duas na sede  municipal e três nas aldeias Quixona, Caondo e Quinzala-Velho.

O município de Mucaba que dista 64 quilómetros ao norte da cidade do Uíge, limita-se a norte com o município da Damba, ao sul com o do Bungo e a este com Songo, Bembe e Uíge, possui uma população de 43 mil 974 habitantes dos quais 22 mil 38 de sexo feminino, (segundo dados do Censo Geral da População e Habitação de 2014).

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.