Regedoria de Mufuki precisa de sistema de abastecimento de água potável

A vila do Kitexe. Imagem do arquivo.

Uíge – Os habitantes da Regedoria de Mufuki, município de Dange-Kitexe, solicitaram hoje, terça-feira, nesta cidade, diante de um grupo de deputados, o estabelecimento de um sistema de abastecimento de água potável.

Em nome da população local, a autoridade tradicional de Mufuki, Dembo Alberto, manifestou esse pedido durante uma visita que um grupo de deputados do Circulo provincial do Uíge efecutuou  à Regedoria.

“A falta de um sistema de abastecimento de água nesta localidade, tem criado muitos transtornos à população, uma vez que os habitantes percorrem longas distâncias para obter água”, sublinhou Dembo Alberto,que acrescentou que “o consumo de água imprópria, sobretudo  na época chuvosa, tem causado muitas doenças às populações”.

Por outro lado, a autoridade tradicional de Mufuki disse que a Regedoria  carece de mais salas de aula, um centro médico, e precisa da  reabilitação da via que dá acesso a evacuação de produtos do campo para a cidade e vice versa.

A regedoria de Mufuki, na comuna de Cambambe, município de Dange-Kitexe, possui uma população estimada em cerca de mil 600 habitantes, maioritariamente camponesa, que se dedica ao cultivo de mandioca, banana, ginguba (amendoim), feijão, batata-doce e outros.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.