Uíge – A contribuição do primeiro Presidente da República Popular de Angola, António Agostinho Neto, na luta pela libertação de Angola e de África foi destacada nesta quinta-feira, na cidade do Uíge, pela vice-governadora provincial para o sector político e social, Maria Fernandes da Silva e Silva.
Maria da Silva falou na palestra promovida pelo Governo Provincial do Uíge, no quadro do Dia do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro, tendo recomendado aos jovens para seguirem o exemplo de António Agostinho Neto, contribuindo nos programas direccionados ao desenvolvimento do país.
Recomendou ainda um estudo aprofundado da vida e obra do nacionalista que proclamou a independência de Angola na madrugada do dia 11 de Novembro de 1975 e, na sequência, tornou-se o primeiro presidente do país.
A contribuição de Agostinho Neto enquanto médico, poeta e político foi aflorada pela responsável durante a palestra, presenciada por membros do governo provincial, académicos, autoridades tradicionais, religiosas, efectivos da Polícia Nacional, das Forças Armadas Angolanas (FAA), entre outros.
A palestra abordou “a contribuição do Presidente António Agostinho Neto, na libertação de Angola e de África, em particular na Região Austral”
O programa do Dia do Herói Nacional reserva palestras sobre a vida e obra de Agostinho Neto em vários estabelecimentos de ensino, culto ecuménico, visitas a empreendimentos sociais e económicos, deposição de coroa de flores, entre outras actividades recreativas e culturais.
O mesmo decorre sob o lema “com os ideais de Neto, diversifiquemos a economia de Angola”.
Via Angop
Deixe uma resposta