Bungo – O sector de saúde do município do Bungo, 78 quilômetros a norte da cidade do Uíge, conta com três novos médicos angolanos de medicina geral, visando melhorar a assistência médica à população da circunscrição, anunciou hoje, terça-feira, a directora geral do hospital do Bungo, Berta Sebastião.
Trata-se de médicos formados nas províncias de Cabinda e Malange que se juntaram a um outro expatriado, no quadro do Programa de Municipalização dos serviços de saúde, gizado pelo Ministério da Saúde.
Para a responsável, com os novos médicos, desde o princípio do mês, os serviços de saúde estão mais próximo das comunidades.
O atendimento médico não está a ser efectuado apenas no hospital municipal, mas sim, todos os dias, em todas as comunidades, através de equipas criadas com médicos, enfermeiros e outros técnicos.
Os serviços de saúde do Bungo são assegurados em postos médicos, centros de saúde e no hospital municipal, com capacidade para 70 camas, que oferece entre outros serviços consultas externas, banco de urgências, maternidade, medicina, pediatria, Rx, ecografia e vacinação.
As doenças diarreicas e respiratórias agudas, malária e infecções da pele são as patologias mais frequentes na circunscrição.
Va Angop
Deixe uma resposta