“No respeitante ao processo de militarização da UPA/FNLA, segundo as fontes consultadas, os primeiros treinos militares datam de finais de 1960, início de 1961, num dos campos da Frente de Libertação Nacional (FLN) argelina situado em Ghardimaou (Tunísia), com mais de duas dezenas de jovens.
Dentre os integrantes deste primeiro grupo salienta-se José Kalundungu e Gonçalves Margoso (respectivamente futuros Chefe de Estado-maior e Chefe das Operações do ELNA).
Sensivelmente na mesma época, na sede da embaixada tunisiana na República do Congo-Leopoldville, eram treinados e armados outros combatentes da UPA por “Capacetes Azuis” tunisinos ao serviço da ONU. João Baptista Traves Pereira (chefe das operações, que acabaria por morrer meses depois), José Mateus Lello e Samuel Delapante, integravam o grupo de instruendos.
A designação do ELNA apareceria em Junho de 1961, tendo como seu primeiro Chefe de Estado-Maior – Marcos Kassanga; 1º Chefe das Operações – João Baptista Traves e como 2º Chefe das Operações para Cabinda – Alexandre Taty. Contudo, o ELNA só seria proclamado a 26 de Agosto de 1962 (no quadro da constituição da FNLA/GRAE), com José Kalundungo como Chefe do Estado-Maior.”
Fonte: FNLA
Deixe uma resposta