Por Neves Álvaro
A doutrina da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo «Os Tocoístas», proíbe aos Tocoístas a construção de campa, tumba, sarcófago ou outro tipo de monumento do género depois do enterro dos seus membros, nomeadamente, túmulo, sepulcro, jazigo, mausoléu e cenotáfio.
Este preceito Tocoísta que tem sido cumprido à risca, não obstante os Anciãos do Ntaya terem construído uma pequena casa para proteger a campa do Dirigente Simão Gonçalves Toco por causa do vandalismo que havia e dos mágicos, é também acompanhado de outras limitações, a saber:
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Os Tocoístas não usam luto;
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Os Tocoístas não choram seus mortos;
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No caso de viúva, depois de 08 dias do falecimento do marido, ela pode retomar a sua vida normal, sem que haja da parte desta, qualquer limitação ou regra a cumprir e vice-versa. Isto é, depois do enterro e da observação do óbito, tudo termina;
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Os Tocoístas não realizam missa do 7º, 30 dia ou de um ano;
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Os Tocoístas não constroem campas nos túmulos dos seus membros, muito menos observam o dia dos finados (02 de Novembro);
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CASO CAMPA DE MOISES E REACÇÃO DE SIMÃO TOCO
O caso remonta desde 1950 no Vale do Loge, quando o Jovem mestre Simão Lázaro decide entoar o hino “Mose wa kafwa, ziame yane kaumonekako”, isto é, Moisés quando morreu, a sua sepultura não foi vista. Este hino causou o enfurecimento do Dirigente Simão Toco que era designado pelos crentes de «Moisés» dos Tocoístas, criando uma comissão de mais de 20 pessoas que os levou a irem contemplar a referida campa de Moisés. Mas o que estava por detrás desta provocação do mestre ao Dirigente, era o facto de Deus estabelecer um propósito (destino) diferente para os Tocoístas e o seu Dirigente, como ficou confirmado em 1982 quando o Pastor Cutendana João foi a Zulumongo na campa dopai de Simão Toco solicitar poder;
A SEGUNDA PROIBIÇÃO publica sobre campas, ocorreu em Fevereiro de 1975 a quando da sua visita à Ntaya, tendo Simão Toco reiterado a proibição de construção de campas;
A TERCEIRA LIMITAÇÃO surge com o Kanga dye Naim (S. Lucas 7:11-16), designação atribuída pelo Dirigente Simão Gonçalves Toco em 1982 ao local desértico existente no Centro do Ntaya onde ele devia ser sepultado e o significado do lugar para o mundo, orientando ao Ancião António Mpatamu Kani Borge para que narrasse aos demais Anciãos, a Parábola sobre o espertalhão Cão Velho e o cenário final do episódio que ocorrerá contra os adversários de Toco e dos verdadeiros Tocoístas. Com o enterro de Simão Gonçalves Toco no Centro do Ntaya – o Kanga dye Naim (local desértico de Naim), ganha toda relevância sagrada, inserindo-se deste modo na história de salvação da humanidade, constituindo-se num local santo, de peregrinação Tocoísta e de ocorrência de um acontecimento futuro de dimensão universal, que fará de Angola o centro das atenções do mundo.
A QUARTA LIMITAÇÃO acontece em Novembro de 1983, quando chama de Benguela para Luanda o «Mayembe» Mbona Pedro e diante dos 12 Mais Velhos apresenta o seu testamento e descreve como devia ser enterrado e as dimensões da sua campa, executada pelos Ngunge Ngele residentes no Ntaya que cumpriram esta missão. Procurem saber como foi o enterro do Dirigente no dia 10.01.1984. Aí, ele determina limitações quanto a sua campa;
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PROFECIAS ASSOCIADAS AO LOCAL ONDE ESTÁ ENTERRADO O DIRIGENTE
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Em 1955 disse: “Ainda que eu morra ou viva; ainda que o mundo demore mais tempo, mas até que voltarei ao Vale do Loge pela vontade de Deus e assim darei início ao trabalho de ressurreição dos mortos. É em Maquela onde iniciaremos este trabalho de ressurreição e só depois se estenderá por todo lado. A vara que usarei para ressuscitar os mortos, o Senhor já mostrou-me: é de ouro. Também a túnica que usarei é de ouro. Apocalipse 2:26-28, João 5:28-29. Isaías 28:19-20. Apresentai esta informação as Igrejas”. (Conselho da Chibia, Sul de Angola, 1955);
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“Será cá no Ntaya onde eu e o Ntumissungu Cardoso iniciaremos o trabalho de ressurreição dos mortos. O trabalho de ressuscitar os mortos iniciará no Ntaya e só depois se estenderá as outras partes do mundo. E quando voltar, eu mesmo é quem virei, com a mesma fisionomia”. (1975, Ntaya-Maquela do Zombo);
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“Mesmo na minha presença, alguns moradores de Ntaya hoje saíram para me desafiarem. Mas saibam que futuramente o Ntaya há-de se tornar cheio de capim e vos será dado um tempo para que cada um que ainda não terminou com as suas más obras o faça”. (Ntaya Fevereiro de 1975);
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É cá em Angola onde está tudo. Angola é terra de Emanuel. E a guerra iniciará aqui. Será cá onde iniciará o Reino de Deus, e só depois se estenderá para o mundo todo. Tudo se cumprirá em Angola. (1962, Luanda);
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O meu regresso não será para breve. Ficarei muito tempo fora de vós. Estou a preparar-me e efectuarei uma longa viagem, que me levará a percorrer o mundo todo. Eu vou e voltarei e quando regressar, será o fim de tudo. Não tenho mais nada para transmitir-vos. Tudo quanto tinha para vos dizer, já foi dito. Apenas digo que quando eu me levantar para a viagem que vos anuncio, aqui onde ficardes, não deveis desviar-vos nem para a esquerda nem para a direita. Devereis estar firmes no meio do caminho. Não andeis com um pé dentro e outro fora do caminho. Os dois pés deverão estar bem firmes no meio do caminho. (1982, Luanda);
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Aos Anciãos da Igreja (os 12 Mais Velhos) Mayamona em 1983 recomendou: “Fiquem na cidade aguardando o poder espiritual que há-de vir. Hei-de voltar, porque se não tivesse certeza deste caminho, não estragaria as vossas vidas. Mas não virei enquanto o objecto de abominação não se levantar no meio desta Igreja. 2 Tessalonicenses 2:1-6”. (1983, Luanda);
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“Vivendo ou morrendo, hei-de concluir este trabalho; mesmo que me encontre no mundo dos mortos, hei-de concluir na mesma o trabalho e sempre ouvireis a minha voz”. (1982, Luanda);
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“Posso garantir-vos que a Cidade de Cristo, a Nova Jerusalém estará no norte de Angola. Mas em que lado? Leiam Salmos 48:2. Eu creio e confio que é verdade. A
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capital de Angola é Luanda, mas Cristo quando vier, viverá na cidade capital, mas não será em Luanda onde estão refugiados os homicídios. Ele construirá a sua cidade no norte, a Nova Jerusalém. Apocalipse 21:2-3. Esta Cidade se estenderá desde Kimpangu, Kimbata, Maquela, Kibokolo, Kinkamantambu, Damba até Nsosso (31 de Janeiro). E a largura da Cidade será desde o rio Kwangu até Ambrizete. Na Nova Jerusalém é onde estará o Rei. Não será uma cidade de brincadeira: Abrangerá sete ou oito postos administrativos. Naquele tempo se cumprirá a palavra que Nosso Senhor Jesus Cristo disse: «na casa do meu Pai tem muitas moradas, se não fosse assim eu vo-lo teria dito». Muitas moradas nascerão do solo como cogumelos na Cidade do Grande Rei. Futuramente, no Ntaya não haverá lojas, mas armazéns. É a partir daí que serão distribuídas às diversas partes. Os produtos virão de navios, que transitarão nos rios Lweka, Lufundi, Vamba e Ambriz; as coisas que virão da Europa, passando por Noqui, irão até S. Salvador. Estes rios serão alargados” (1982, Luanda).
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SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO KANGA DIE NAIM FACE A PROIBIÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE CAMPAS
Kanga dye Naim encerra um acontecimento profético de dimensão universal e inigualável, que levará o Senhor a reescrever a história do Filho do Homem na terra. Trata-se do derradeiro, profético e escatológico desafio de Mayamona, o maior dos milagres jamais visto na humanidade: a ressurreição de Mayamona depois de longos anos sepultado;
Presentemente, Kanga dye Naim representa a esperança dos Tocoístas que acreditam no cumprimento das profecias anunciadas por Mayamona por orientação do Deus do universo;
Biblicamente falando, somos a concluir que o Centro do Ntaya, a semelhança de Naim que é identificada como o local onde Jesus ressuscitou o filho único de uma viúva (S. Lucas 7:11-16), nele está reservada acontecimentos que apontam estamos em presença do Senhor da vida e da morte.
Toda importância que se pode atribuir à Ntaya, está já reflectida nos acontecimentos escatológicos de Kanga dye Naim, pois, revelam que é mesmo um local que se tornou sagrado para todos os Tocoístas;
Por isso é que todos os Tocoístas crêm que no final dos tempos, será no Ntaya onde se dará início a ressurreição dos mortos e só depois se estenderá para toda parte do mundo;
Para os Anciãos, o facto de Simão Toco ter sido enterrado no Kanga dye Naim, é ai onde se trava actualmente uma terrível batalha espiritual que Satanás move contra a Igreja, face aos acontecimentos futuros previstos para esta localidade anunciados por Simão Toco antes da sua morte e pelo Espírito Santo.
Mas tudo que dissemos sobre a proibição de construção de campas e o Kanga Dye Naim, são coisas espirituais que somente podem ser discernidas espiritualmente. E importa que os Tocoístas não sejam desobedientes as profecias de Mayamona e as ordenações de Deus.
Luanda, aos 26 de Setembro de 2018.
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