Alfredo Dikuiza|Jornalista
Bungo, 18/01 (Wizi-Kongo) – A aldeia Sanzala Soldado, situada a 15 quilómetros a norte da sede da vila do Bungo, província do Uíge, ganhará nos próximos momentos a primeira infra-estrutura do Estado, desde a existência da circunscrição, tratando-se de uma escola primária de três (3) salas de aulas.
Neste momento, os alunos encontram-se ainda a estudar debaixo das árvores e igrejas, locais onde desde sempre aprendem o “A e B”. Porém, terão que aguardar 90 dias ou mais até a conclusão da escola, que, nesta quarta-feira, foi lançada a primeira pedra, dando iniciou da construção da mesma, pela empresa IAKI Comércio & Prestação de Serviços.
Enquadrada no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate a Pobreza (PIDLCP), a referida escola foi orçada em 15 milhões de kwanzas, soube o Wizi-Kongo, hoje, quinta-feira, de fontes seguras da administração municipal do Bungo.
A obra se estreia para aldeia como sendo a primeira a ser construída de raiz, para o efeito, não faltará razões para manifestação de alegria aquando da sua inauguração e terá a capacidade para albergar 250 alunos, em dois turnos, de manhã e tarde, cujo Lulendo Victor Canga Cazangala, director municipal dos recursos humanos, representou a administradora local, Maria Francisco, no acto de lançamento da pedra.
Sanzala Soldado, é uma da aldeia que faz parte da regedoria Mekabango e das 60 circunscrições que compõem o município do Bungo e, é circunvizinha das aldeias Kissembula, Chinamuti, Kissangua e Kilukelo. É cercada pelos rios com caudal normal, Longe e Lutai, respectivamente.
Deixe uma resposta