Construção de infra-estruturas sociais destacada como maior ganho da paz em Kimbele

Aspecto da vila de Kimbele

Kimbele – O administrador municipal de Kimbele, Manuel João, destacou hoje, domingo, em Kimbele, a construção e reabilitação de várias infra-estruturas sociais na circunscrição como um dos maiores ganhos da paz alcançada há 15 anos.

Em declarações á Angop, o responsável disse que fruto da paz foi reabilitada e asfaltada totalmente a estrada entre cidade do Uíge e sede do município de Kimbele,  viabilizando a livre circulação de pessoas e mercadorias, com percurso pelos munícipes de Negage, Púri, Sanza Pombo e Milunga .

Manuel João apontou a construção em curso no município de um hospital regional que será aberto em Junho deste ano como fndamental para prestar serviços aos municípes de Kimbele, Buenga, Milunga e Sanza Pombo.

Destacou a construção de unidades sanitárias e escolares em várias localidades da circunscrição fruto da paz, embora ainda insuficientes para a circunscrição que possui 299 povoações.

Ressaltou a necessidade da reabilitação das vias rodoviárias entre a sede do município de Kimbele e às suas três comunas (Kuango, Icoca e Alto Zaza) como condição fundamental para o desenvolvimento das referidas localidades.

O município de Kimbele dista a 261 quilómetros da cidade capital da província do Uíge e tem uma população de 129 mil e 396 habitantes.

É  potencial em recursos minerais com destaque para o  diamante e em culturas de mandioca, amendoim, gergelim, feijão, batata doce e reina, assim como detentor de sisal e do pau preto para exploração de fibra e madeira.

Via Angop

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.