Cosmogonia Bantu: NZAMBI A MPUNGU (Deus Supremo), a Criação da Natureza e do Homem (Muntu)

Por Samba Tomba Justes Axel *

A cosmogonia em geral, é uma ciência ou domínio que estuda as questões da criação da natureza, do universo, e todos domínios ligados a natureza. Quando se fala da cosmogonia Bantu, é um conjunto das crenças, idéias, regras, teorias ligadas a criação da natureza, como base da civilização Bantu (no caso do povo Kongo, kimbundu, ovimbundu).

A cosmogonia Bantu tem origens desde a formação dos primeiros grupos ou aldeias humanos Bantu na região de Benue (Norte oeste de camarões) até a fundação do poderoso Reino do Kongo por Nimi A Lukeni no século VII, passando por migração dos Bantu na África Central.

Essa cosmogonia Bantu é baseada em primeiro lugar sobre a Crença que toda natureza: Terra, Céus (Ntoto, Zulu) é a criação do Nzambi A Mpungu(Deus), ser poderoso, Supremo. É isso que justifica o provérbio Kongo: “Nzambi wa lamba luku, tongo beto bantu” ( Deus cozinhou farinha de mandioca, e homens somos condimentos).E que tudo que existe dentro da natureza é também sua criação, que o homem(Muntu) tem que respeitar.

E para honra-lo Mampungu Tulendo( Deus) precisa de louvação,oração( lomba, sambila) no culto dos ancestrais numa casa dos ancestrais( Nzo ya Bakulu). Culto se faz por muitos rituais,e mesmo a louvação, o respeito se fazem à través provérbios,canções. Por está razão John Mbiti disse no livro dele “Religions et Philosophies Africaines: ” O que o Africano sabe de Deus, se exprime por provérbios,curtos enunciados, canções, orações, nomes, mitos, narrativas, cerimônias religiosas.”

Esse Deus é Único( Monoteísta) para os Bantu, é Mampungu( poder), Tulendo(autoridade). Nesse sentido Deus é Único poder que abraça todas autoridades. A criação por Deus é concebida por três princípios( A Trindade). Como os três clãs iniciais Kongo, que é a base da fundação do Kongo.

Esse Deus Único tem varias facetas. Em outras palavras, ele tem varias nomes segundo as circunstâncias,contextos.
Ele se chama Mbumba Lowa( Gato), pois o Gato é um animal sagrado desde o Egito antigo, ele tem capacidade para olhar a noite e o dia, como Deus, o gato não caiu de costas,ora na língua Kikongo, cair( bua) quer dizer ter culpa, ser vencido. Assim, como o gato não caiu de costas, de repente ele é comparado a Deus. Mas precisa lembrar, Mbumba Lowa na cosmogonia é uma referência da potência da criação do Deus.

Outro nome de Deus é Kalunga( Imanência de Deus),enquanto no sentido largo, ele se refere a Deus no contexto do mar( mbu),pois o mar é infinito, Deus é infinito também,não tem início e fim. O mar representa a pureza, e joga a sujeira por onda, e do mesmo Deus é puro.

Na cosmogonia Bantu, NZambi A Mpungu Tulendo é perfeito(Sinuku), o homem pode o encontrar através meios humanos. Por exemplo no poderoso Reino do Kongo Dia Ntotila, existiu varias escolas iniciaticas( que a ontologia ocidental chama setas secretas),mas que na verdade foram escolas tradicionais onde os jovens Kongo frequentaram para atingir conhecimentos tradicionais sobre Deus,criação,Tradição, costumes.
De mesmo, a mesma cosmogonia nós diz que o homem não pode atingir Deus, o que justifica o provérbio Kongo: ” Kutombi Nzambi Nko,Nzambi ka mone ka nga ko”( Não procure Deus, ele é invisível).

Em outras palavras, O homem com seus sentidos corporais não pode atingir Deus,pois este é Santíssimo, de repente precisa dos intermediários. Os intermediários são os Bons ancestrais, que morreram, que são santos e que fazem intercessão das nossas orações a Deus,esses ancestrais se chamam Bakulu ou Nkukunuyngu( Antigos, Esclarecidos).
A cosmogonia Bantu considera a finalidade da Educação dos jovens Kongo, é chegar a olhar em frente os bons ancestrais( Bakulu) diretamente para transmitir os pedidos a Nzambi Mampungu( Deus supremo).

 

(*) SAMBA TOMBA Justes Axel,
Mwana Ayakala kwa Nzo Tumbansi/ILABANTU
Pesquisador do Grupo de Pesquisa Multi-Institucional Áfricas(UERJ)
Membro pesquisador da ABPN

Comentário

5 Comments

  1. Gostaria de aprender mais sobre temas que retratam de zambi wa pungo tu lendo pós eu sou filho desta região, su filho nascido justamente no Reino do congo,ou seja mbanza Congo,

  2. Uma vez que o conteúdo fala sobre a nossa cultura e as nossas crenças,gostaria de saber mais sobre Nzambi A Mpungu Tulendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.