Por Jeremias Kaboco
Uíge, 27/09 (Wizi-Kongo) – Governo provincial do Uíge, transfere os poderes da secretaria-geral ao centro de formação tecnológica do Uíge de acordo a uma carta convite que este órgão teve acesso e assinado pelo director do referido centro Virgílio Cordeiro João que convida líderes juvenis sedeados na cidade.
O centro de formação tecnológico do Uíge (CFTU) pertencente a associação de jovens empreenderes do Uíge e usando das influências que o seu director possui nas lides do governo local e no partido usurpou os poderes da secretaria-geral do governo bem como o gabinete provincial da juventude e desporto, conselho provincial da juventude.
Numa carta que circula nas redes sociais, está prevista um encontro nesta quarta-feira 28/09, com o objectivo de tratar assuntos relacionados com assuntos da situação social da juventude a ter lugar no grande hotel do Uíge pela 8 horas.
O portal Wizi Kongo, contactou o director do gabinete provincial da juventude e desporto Domingos Manuel João “Nely Lucas” que disse ser um erro por parte do CFTU convidar jovens e que o director prometeu corrigir o erro de modo que situação de género não volte a acontecer.
Leo Paxi Kenyata, activista social em resposta ao convite formulado pelo CFTU disse ao Wizi Kongo demarcar-se ao referido encontro que será orientado pelo governador provincial do Uíge, José Carvalho da Rocha por este não se rever da instituição que o convidou.
Simão Teca, secretário provincial do braço juvenil da UNITA disse não entender da exclusão dos partidos políticos e como é possível um centro de formação usurpa os poderes do gabinete provincial da juventude e do próprio conselho provincial da juventude.
Este portal tudo fez para contactar o secretário executivo do conselho provincial da juventude Hélio Paulo Eduardo, mas sem sucesso.
O CFTU, é uma instituição público-privada com investimento do governo, vocacionada na formação profissional inaugurada por sua excelência presidente da república João Manuel Gonçalves Lourenço em Outubro de 2021, o centro tecnológico administra vários cursos de certificação local e dois cursos de certificação internacional CISCO.
Deixe uma resposta