Por Mpanzu Abílio
GENEALOGIA DOS Bakongo grupo étnico
O povo Bakongo (aka. Kongo) habita ao longo da costa atlântica da África a partir de Pointe-Noire, Congo (Brazzaville) até Luanda, Angola. No leste, seu território é limitado pelo Rio Cuango e no nordeste por Malebo (Stanley) Pool, no rio Congo. Os Bakongo localizam-se no Congo (Brazzaville), Congo (Kinshasa) e Angola.
O povo Kongo migrou para a sua localização actual durante o século 13 do nordeste sob a liderança do Wene.
1. Quem é Mfumu, Mwana e Ntekelo
– Somos Mfumu (1) do Luvila da nossa mãe.
– Somos Mwana (2) do Luvila (3) do nosso pai.
– Recursivamente, a sua mãe e o seu pai são, respectivamente, Mfumu de Luvilas das respectivas mães e Mwana [Bana] a partir de Luvilas de seus respectivos pais.
– Deve-se notar aqui que você permanece Mfumu do Luvila da sua mãe e você permanece Mwana do Luvila da mãe do seu pai.
– E a sua relação com avós (4) ? Isto é onde a Ntekelo (5) entra. Você é o Ntekelo do Luvilas dos pais de seus pais. Essa é a Ntekelo do Luvila do pai de sua mamã e a Ntekelo do Luvila do pai de seu pai.
2. Exemplo (isto é, a família Abílio)
– Minha mãe é Mfumu Kinlungu (6) e Mwan’a Kinzawu Nteka. Isto significa que a mãe dela também é Mfumu Kinlungu e seu pai é Mfumu Kinzawu Nteka …
– Meu pai é Mfumu Ki-Malemba Nzinga e Mwana Kinkenzi. Isso significa que a mãe do meu pai é Mfumu Kilemba e seu pai é Mfumu Kinkenzi.
– Consequentemente, eu sou:
* Mfumu Kinlungu [Cf. Luvila da minha mãe e Luvila da mãe, da minha mãe(avó materno) ]
* Mwana Kilemba [Cf. Luvila de meu pai e Luvila da mãe do meu pai(avó paterno]]
* Ntekelo Kinzawu Nteka [Cf. Luvila dos quais a minha Mãe é Mwana, que é o Luvila do pai da mãe, ou seja o Luvila da mamã do pai da mãe]
* Ntekelo Kinkenzi [Cf. Luvila de que o pai é Mwana, que é o Luvila do pai do meu pai(avô paterno),ou então o Luvila da mamã do pai do meu pai].
3. Quem são da mesma Luvila [Mfumu] que eu?
– Todos os meus irmãos e todas as minhas irmãs com a mesma mãe.
– Todos os descendentes de minhas irmãs.
– Todas filhas(e filhos) das irmãs da minha mãe com a mesma mãe.
– Minha mãe
– Todos os irmãos e irmãs da minha mãe com a mesma mãe.
– Todos os descendentes das filhas de irmãs da minha mãe com a mesma mãe.
4. De quem sou Mwana?
– Do meu pai
– De todos os irmãos e irmãs do meu pai com a mesma mãe.
– De todas filhas(e filhos) das irmãs do meu pai com a mesma mãe.
– De toda a descendência das filhas das irmãs do meu pai com a mesma mãe.
5. Conclusão
– As mulheres têm uma forte influência sobre o luvila na tradição Bakongo (Reino do Kongo) .
– Mas a sabedoria Bakongo significa que o pai não é esquecido [Cf. Mwana e Ntekelo].
– No entanto, o homem "sempre esconde uma mulher". Na verdade, eu sou Mwana XX por causa do meu pai. Sim, mas na verdade, é por causa de sua mãe [Mãe do meu pai]
Da mesma forma, sou Ntekelo YY por causa do pai da minha mãe e pai do meu pai. Na realidade, sou Ntekelo das mães dessas avós!
– Portanto, por dedução, a Luvila pode ser expressa como se segue:
* Sou Mfumu do Luvila da minha mãe [A mulher]
1ª geração
* Sou Mwana do Luvila da mãe do pai [A mulher]
2ª geração
* Sou Ntekelo do Luvila da mãe do pai da minha mãe [A mulher]
* Sou Ntekelo do Luvila da mãe do pai do meu pai [A mulher]
3ª geração
Portanto nós pertencemos à mãe [A mulher]. NDONA WAKENTO WA SINA.
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(1) – Senhor ; ou seja cavalheiro honorário ou Dame
(2) – Filho ou filha (“Bana” é plural de Mwana)
(3) – A origim(genealogia – árvore genealógica)
(4) – De quem nós somos netos/netas na tradição(filosofia) Bakongo.
(5) – Neto/Neta
(6) -Kinlungu mfumbu lu luiva kiuma kitutulanga utoto matekelo mfumu vuoka tanu kuna ngoma mpanzu.
Eu registei o titulo como sendo definição de luvila e kanda, mas ao longo da abordagem já não vi o termo kanda, mas concli que kanda é o gingante composto de várias luvilas. Luvila é nucleo mais pequeno e a base da kanda.