Os movimentos Viv’Arte e Mwini Artes realizam a partir hoje a primeira edição do I Festival de Banda Desenhada e Animação “Dipanda Uíge Cartoon”, para celebrar o 41.º aniversário da Independência Nacional.
A iniciativa, que se estende até 13 do corrente, no edifício da antiga Assembleia Popular Provincial, promove a arte como meio fundamental para o fortalecimento da unidade e dos valores culturais que identificam as sociedades, a fim de enfrentar os desafios da era actual.
O “Dipanda Uíge Cartoon” enquadra-se no projecto Uíge a Renascer, que visa promover a cultura na província do Norte.
Esta primeira edição do festival inclui seminários e conferências sobre banda-desenhada e animação, acompanhados de momentos artísticos e culturais, com declamação de poesia, concertos de trova e espectáculos de teatro e dança.
Como objectivos gerais, os organizadores da inciativa apontam o incentivo à banda-desenhada no Uíge e a criação de novos espaços para os artistas.
Os promotores apontam ainda para o gosto e o despertar nas crianças, adolescentes e jovens o interesse e a preocupação pelas artes.
O festival visa também ocupar os jovens com actividades úteis e que promovam a formação, afastando-os de actividades negativas, como a delinquência e o consumo de drogas.
Via JA
Deixe uma resposta