Educação em Ambuila reforçada com 10 novas salas de aula

Ambuila- Dez novas salas de aula, repartidas em quatro escolas construídas em igual número de localidades do município de Ambuila, foram inauguradas hoje, quinta-feira, no quadro das celebrações dos 41 anos da independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro.

Trata-se da povoação de Nsanda Kina que beneficiou de uma escola primária de duas salas de aula, a aldeia Santa Luzia, também com igual número de salas de aula (duas) e a povoação de Kissengui que ganhou seis salas de aula.

A  povoação de Nsanda Kina dista a 25 quilómetros da vila de Ambuila, a localidade de Santa Luzia a 55 quilómetros da vila, enquanto a aldeia de Kissengui, com mais de 2000 habitantes,  está situada a oito quilómetros da sede de Ambuila.

O  director municipal da educação de Ambuila,  Miguel da Costa, disse à Angop, à margem das inaugurações desses estabelecimentos escolares,  que vão facilitar a vida dos alunos a nível do município de Ambuila.

“Se tivermos um bom número de alunos, possivelmente abriremos uma turma da 10ª classe na aldeia Kissengui, o que certamente ajudará muitos alunos a aumentar o seu nível académico sem precisar de caminhar longas distancias a pé todos dias”,  avançou.

Já o soba da povoação de Nsanda Kina, Tomás Kavungu, manifestou a sua satisfação, prosseguindo que a sua aldeia nunca teve um edifício construído para albergar os alunos e professores, essa é primeira escola a construída na localidade.

“Até a data, recorríamos a igreja local para fazer funcionar as turmas do ensino primário que temos aqui”, referiu, acrescentando que  com essa escola,  já não será preciso os alunos recorrer ao teto da igreja ou estudar ao relento.

O município de Ambuila dista a 100 quilómetros a sudoeste da cidade do Uíge e tem uma população de 16.654 habitantes (censo de 2014), distribuídos em  oito regedorias, 54 povoações e uma comuna. A mandioca, banana, batata doce, feijão, milho, madeira  e café são as principais áreas de cultura.

 

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.