A directora do gabinete provincial da Saúde do Uíge, Kavenaweteko Adelaide Malavo, trabalhou esta semana, no município de Maquela do Zombo, onde auferiu as condições sanitárias das unidades hospitalares locais.
A visita da responsável surge depois de ter sido detectado um caso positivo de Mpox, vulgarmente conhecida como Varíola dos Macacos, onde já foram reforçadas as medidas de prevenção fase ao estado actual da situação epidemiológica na República Democrática do Congo (RDC), país que partilha uma vasta fronteira com Angola.
Na ocasião, a directora da Saúde manteve um encontro com a equipa multissectorial responsável pelo combate à epidemia no município, para proceder orientações precisas sobre esta grave doença e apontar os métodos de contenção da mesma a nível da província.
Adelaide Malavo e a sua equipa de trabalho visitou, igualmente, o local de isolamento do caso positivo, bem como deslocou-se ao posto fronteiriço de Quimbata, onde realizou uma reunião alargada com os órgãos de defesa e segurança.
No fim da sua visita, depois de visitar o posto de controlo de saúde da fronteira com a RDC, em Kimpango, a responsável garantiu que a situação está sob controlo e que até ao momento não registou nenhum outro caso positivo novo, mas alerta: “Todo cuidado é pouco”.
Via GPU
Deixe uma resposta