ELÓGIO FÚNEBRE DE MOISÉS KONDO NDOMBASI, O ENGENHEIRO DA TAAG

 

Elogio fúnebre ao engenheiro Moisés Kondo Ndombasi

“A única certeza da vida é a morte. E é a certeza em que menos se acredita. Toda a História do mundo assentou sempre na ignorância de que se é mortal.

 

Só o homem sabe que é mortal. Perante esta realidade inevitável e iniludível da existência humana, encontramo-nos aqui reunidos, neste encontro entre a vida e a morte, pois a morte faz parte da vida terrena e só existe morte porque houve primeiro uma vida.

 

Estamos aqui hoje nesta hora derradeira, para prestar uma homenagem sentida à vida de um homem de invulgar estatura, o engenheiro Moises Kondo Ndombasi.

 

Um Mestre e um homem de Ciência, de um saber abrangente, profundo e rigoroso, que prestou todo o seu saber à TAAG.

 

Moisés Kondo Ndombasi, carinhosamente tratado por Windy, nasceu em Kibokolo/Maquela do Zombo, na província do Uige no dia 7 de Julho de 1955, filho de Sebastião Luvenga, e Júlia Ngana Tomás e é o primogênito de 13 irmãos.

 

Fez o ensino básico em Kin II ( Kitambo), tendo depois completado o ensino médio no Instituto de Ensino Secundário Angolano em Kinshasa.

 

Em Junho de 1977 candidatou-se com sucesso a Bolsa de Estudos oferecida pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) através da DINAC (Direção Nacional de Aviação Civil) atualmente ANAC (Autoridade Nacional de Aviação Civil), tendo se deslocado para a antiga URSS, onde estudou na Ucrânia, em Kiev no Instituto dos Engenheiros de Aviação Civil de Kiev, na Faculdade de Mecânica com o código 1610 – Curso de Manutenção dos aviões e motores.

Em Fevereiro de 1984, finalizou os seus estudos superiores em aviação civil e regressou à Angola.

No dia 08 de Junho de 1984 – foi admitido na TAAG, na Direção de Manutenção e Engenharia, na subdireção dos componentes. De Outubro de 1984 à Fevereiro de 1985, frequentou o curso de Familiarização dos BOEING 737 – 200 na VARIG, no Rio de Janeiro – Brasil. Em 2006, fez o curso de familiarização dos BOEING 737 – 760 na cidade de Seattle nos Estados Unidos de América, tendo ainda como funcionário da TAAG, frequentado vários seminários e outros cursos de superação e ocupou vários cargos, como o de Subdiretor dos componentes, subdiretor de Manutenção e Engenharias e por último o de Chefe de Divisão dos interiores.

 

Profissional sério e dedicado, Moisés Kondo Ndombasi dedicou toda a sua vida profissional à TAAG e as homenagens, as mensagens de conforto e o carinho que a família tem recebido dos seus ex colegas testemunham esse facto.

 

O falecido, foi um homem de família e cristão tendo sido baptizado na igreja evangélica Batista de Angola IEBA em janeiro de 2021 e deixa 5 filhos e sete netos e no seio familiar será sempre lembrado com muita saudade.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.