Uíge – Os membros de direcção da Associação Nacional de Soberania Tradicional de Angola (ANSTA) elegeram hoje, sexta-feira, o soba grande Miguel Vingo como presidente do conselho provincial da instituição no Uíge.
O soba grande do município do Uíge será coadjuvado pelo primeiro e segundo vice-presidentes – José Luís e João Gonçalves, respectivamente.
Para os cargos de secretário-geral e tesoureiro foram eleitos António Miguel Panzo e Paiva Magos, respectivamente.
Enquanto o rei Manauta e Pedro Garcia foram eleitos como presidente e secretário da assembleia da ANSTA.
Na sua intervenção, o presidente do conselho provincial da ANSTA no Uíge, Miguel Vingo, que já exerce actividade há mais de 20 anos, prometeu melhor organização da classe.
Na abertura, o administrador adjunto do Uíge, Gomes Costa, considerou importante o evento, tendo justificado que visa preservar os valores tradicionais da velha e nova geração.
Por outro lado, o dirigente lamentou o facto de haver perda de muitos hábitos e costumes.
Em função disso, apelou às autoridades tradicionais a desenvolverem acções que promovam os valores culturais da região.
Já o presidente do conselho nacional da ANSTA, soberano Miguel Filipe, quer o aceleramento dos processos das assembleias provinciais, uma iniciativa que visa iniciar o processo de cadastramento para se saber o número dos sobas existentes, bem como acabar com os supostos sobas.
Nesta conformidade, reiterou a necessidade de continuar a trabalhar para resgatar os valores culturais, através implantação de políticas de reconhecimento dos reinos e sub-reinos esquecidos.
Criada no dia 20 de Maio 2022, a ANSTA promove a unidade nacional do poder tradicional e a resolução de conflitos no seio das autoridades tradicionais do país.
Via Angop
Deixe uma resposta