Por Alfredo Dikwiza
Uíge, 29/10 (Wizi-Kongo) – Há quatro anos (4), os laboratórios do hospital municipal do Uíge, simplesmente denominado, Ana Paula, localizado no bairro Candombe-Velho, encontram-se inoperantes desde a inauguração daquela infraestrutura, em 2017 até aos dias de hoje, soube nesta sexta-feira, Wizi-Kongo, de fontes fidedignas da instituição sanitária.
A inexistência de especialistas capazes de trabalharem com os laboratórios, segundo avança a fonte, condiciona o seu real funcionamento. Entretanto, a mesma fonte acrescentou que, o assunto é de conhecimento das autoridades locais há anos e, aponta também na necessidade de reforçar o hospital com novos enfermeiros e médicos para corresponderem com a demanda diária dos doentes que ali procuram os serviços de saúde.
Para tal, são necessários 70 novos profissionais de saúde, entre os quais, 20 médicos com diversas especialidades e, igualmente, 50 enfermeiros, já que diariamente aquela unidade sanitária atende quatrocentos e cinquenta (450) pacientes provenientes de diversos bairros periféricos do município do Uíge, que são assegurados por 124 profissionais do sector, número este considerado insuficiente.
Deixe uma resposta