
M’PANDA VITA o escultor angolano.
Biografia
Mpanda Kiala Manuel de nome artistico M’Panda Vita, nascido aos 05 de Abril de 195, na Damba, Província do Uíge. Na fase de adolescência, foi levado junto dos seus pais, a fim de refugiar pela vizinha República Democrática do Congo (Kinshasa), onde efectivamente viveu a sua juventude e frequentou todos os seus estudos.
Artista consagrado, carteira profissional 0099, membro efectivo da UNAP (União Nacional dos Artistas Plásticos), professor da Cerâmica no Instituto Nacional de Formação Artística e Cultural (INFAC) em Luanda, desde 1991 até 1994.
Formação académica
Ensino médio e superior na Academia de Belas Artes de Kinshasa (ABA). Três anos de Ensino Superior nas artes dramáticas no Instituto Nacional de Artes (INA) também em Kinshasa.
Habilitações literárias
Possuidor de dois títulos de graduação nas artes plásticas e nas dramáticas.
Exposições individuais 1990
1992: Galeria Synphonie des arts em Kinshasa; Hotel le Président Meridien, em Luanda, com patrocínio da Empresa ORCA, Ltd.
1993: Embaixada dos Estados Unidos de América em WinhoeckNamíbia.
1996: Vila Espa em Luanda com patricínio da UNAVEM.
1997: Museu Nacional de Antropologia em Luanda com patricínio do Comité Preparatório do 14º festival mundial da juventude estudantil com a colaboração da JMPLA.
1997: Embaixada de Angola em Londres, alusivo ao 22º aniversário da independência de Angola, com patricínio de BP exploration (British petrol).
2011: Embaixada de Angola em França-Paris 2011: Expo SADC, Agosto de 201, Centro de Convenções de Talatona na Cimeira dos chefes de Estado e de Governo da SADC.
2015: Maio de 2015 Centro de Convençoes de Talatona na Cimeira extradinária de chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional sobre a região dos grandes Lagos.
2016: Centros de Convençoes de Talatona na 7ª Reunião de Alto nível do Mecanismo de Supervisão regional dos Grandes Lagos.
2018: Centros de Convençoes de Talatona na Cimeira extradinária da dupla troika da SADC.
2019: Centros de Convençoes de Talatona no encontro entre o Presidente da República e as Associações Empresariais.
Exposições colectivas
Varias esposições organizadas pelo ministério da cultura, museus, UNAP e outras instituições. A detacar a da China-Shangai 2011 e da Cuba-Havana
Outras realizações
Pomba da paz, Conselho Nacional Eleitoral em 1992 (réplicas em bronze) Ma Mfumu escultura em cimento, Hospital militar de Luanda.“Jovem pensando no futuro” escultura em cimento, escritório da UNESCO em Luanda. “A luta pela sobrevivência” Monumento em ganitos condominio Girasol Luanda Sul (SONIP)
De 1994 a 1997: representou os artistas angolanos com a sociedade civil no processo da paz e reconciliação nacional, junto da missão das nações unidas (UNAVEM) e da comissão conjunta. No dia 08 de Maio de 1995 foi convidado a oferecer oficialmente na 16ª Sessão da Comissão Conjunta em Lobito, uma escultura da sua autoria e também a dirigir uma mensagem a toda nação, no âmbito do processo de implementação da paz no país.
Em 1996 foi recebido em audiência, em Luanda, pelo então Secretário Geral das Nações Unidas Boutros Boutros Gali, em representação dos artistas angolanos.
2007: Segundo prémio Sonangol em escultura.
2008: Membro de Júri “prémio Ensarte”.
De 2005 até 2018: Artista afecto aos serviços de apoio ao presidente da República de Angola
Morreu no dia 29 de dezembro de 2023
Deixe uma resposta