Uíge – Uma nova escola do segundo ciclo do ensino secundário, com 12 salas de aulas, com capacidade para mil 728 alunos, foi inaugurada, terça-feira, no município de Makela do Zombo, que dista a 310 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província.
A infra-estrutura foi construída no quadro do Programa de Investimentos Públicos (PIP) e orçou em 112 milhões de kuanzas.
Localizado no bairro da Missão Antiga, arredores da da vila de Makela do Zombo, a escola, equipada com carteiras, comporta gabinetes do director e do seu adjunto, sala de professores, área administrativa e balneários.
Na ocasião, o governador Pinda Simão considerou a entrada em funcionamento da nova escola como sendo uma mais-valia, pois vai permitir que um número considerável de alunos que estudavam em condições impróprias possam a partir de agora, estar melhor acomodados.
Pinda Simão anunciou ainda que dentro em breve a população local vai contar com duas novas escolas, com 12 e 24 salas de aulas, respectivamente, cujas obras de construção encontram-se em fase de conclusão.
Reafirmou a contínua aposta do Governo da província na construção e reabilitação de escolas, por formas a assegurar a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem das crianças ao nível da província
O governante exortou os munícipes locais no sentido de conservar o empreendimento para que tenha maior durabilidade e possa servir mais crianças no futuro
Para o administrador municipal de Makela do Zombo, Ntoto André Faitoma, a nova escola vai reduzir a carência de salas na circunscrição e absolver mais alunos no sistema de ensino.
O administrador pediu, igualmente, ao Governo da província a construção de mais escolas vocacionadas a formação profissional, com vista diversificar a formação de quadros no município.
O município de Makela do Zombo conta actualmente com 105 escolas dos quais 94 do ensino primário, sete do I ciclo e quatro do segundo ciclo.
Via Angop
Deixe uma resposta