Mário Felizardo Lukoqui, Doutorado em Pscologia Social pela universidade Rey Juan carlos (URJC) em Madrid, Espanha. É professor auxiliar dos ISCED de Luanda e do Uíge, natural de Kibokolo, município do Zombo, província do Uíge, de 68 anos de idade.
Concluiu o Master de Gestão e Investigação em Comunicação Empresarial na URJC em 2007 e no mesmo ano na mesma instituição, obteve igualmente o Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Psicologia de Trabalho e das Organizações. No ano 2002, concluiu o Master em Desenvolvimento Pessoal e Social na Uiniversidade de Valência (UV), atravêz da Universidade Jean Piaget de Angola.
Terminou a licenciatura em Ciências da Educação, opçâo Psicologia, no Instututo Superior de Ciências de Educação de Lubango da Universidade Agostinho Neto, em 1991.
A inclinação para a docência nasceu quando concluiu em 1958, aos 12 anos de idade, a quarta classe do ensino primário colonial na Missão Evangêlica Baptista de Kibokolo, completamente destruída logo no início da guerra de libertação de Angola, em 1961, pelas autoridades coloniais.
Assumiu a responsabilidade de lecionar na mesma missão de 1958 a 1961, tendo-se exilado na actual República Democrática do Congo (RDC), onde concluiu o ensino Secundário em 1972, opção científica Bioquímica. De 1978 à 1980, foi professor de Química na Escola Secundária “Ngola Kiluange”, em Luanda.
Em 1991, foi docente de Psicologia Geral do Instututo Médio de Educaçâo do Uíge. De 1997 a 2002, foi Coordenador do Centro Universitário do Uíge e docente assistente Estagiário de Psicologia Geral, de Teorias e Pr’aticas de Testes Psicológicas e de Instrução a Pesquisa.
Para além de docente, exerceu as funções de Delegado Povincial da Cooperação do Uíge de 1980 a 1986 e Delegado Provincial da Educação do Uíge, de 1992 a 1995.
Em 2002 a 2006 exerceu as funções de Vice Coordenador para os Assuntos Académicos no centro Universitário do Uíge. De 2006 até 2008, docente de Psicologia no ISCED do Uíge. De 2009 ao presente momento, é Docente de Pscologia geral e Social, de Orientação escolar e Profissional no ISCED de Luanda.
Tem sido tutor de vários trabalhos de fim de curso de estudantes finalistas do ISCED e outras instituições!
É autor de “A solidariedade nos bakongo” que é uma incursão no mundo cultural Bakongo com uma leitura psicológica da solidariedade dos bakongo, útil para o resgate e a revalorizaçâo dos bons costumes e tradições para a consolidação da unidade cultural de Angola.
Deixe uma resposta