Restos mortais de Cananito Alexandre já repousam no Cemitério de Banza Polo

Uíge – Os restos mortais do ex-governador da província do Uíge, Serafim Cananito Alexandre, falecido no transacto dia 29 de Janeiro último, numa das clínicas da cidade de Luanda, já repousam na aldeia Banza Polo, sua terra natal, que dista a dois quilómetros a noroeste da cidade do Uíge

O governador do Uíge, Paulo Pombolo, disse no elogio fúnebre lido durante o velório que Serafim Cananito Alexandre, foi homem da cultura e desporto, solidário e formador de novas gerações.

Na oportunidade, lembrou que o malogrado como homem de cultura contribuiu no surgimento do ensino superior na província, mormente do Instituto Superior de Ciências de Educação, ISCED com missão de formar quadros da região.

Paulo Pombolo fez uma incursão sobre a vida e feitos do músico, bem como a sua contribuição no desenvolvimento sócio-económico da província e do país em geral.

Da mesma forma, o governador do Bié, Álvaro de Boavida Neto, reconheceu o contributo, virtudes e qualidades do amigo e colega de longas datas, Cananito Alexandre.

Cananito Alexandre foi deputado a Assembleia Nacional, 1º secretário provincial e nacional da JMPLA, assim como exerceu o cargo de governador do Uíge de 1995 a 1998.

O psicólogo Dissengomoka Sebastião Alexandre afirmou a margem do velório, que Cananito Alexandre, fez parte de equipa de vários pioneiros intelectuais que traçaram a principal maquete para a constituição do Centro Universitário do Uíge, actual Instituto Superior de Ciências de Educação, que já lançou no mercado de trabalho mais de quinhentos formados em vários domínios.

O catedrático frisou que a maior dor não consiste apenas no seu desaparecimento físico mas assenta igualmente naquilo que ele soube dominar como líder, quadro e académico, para o desenvolvimento das novas gerações.

Várias figuras renderam homenagem a Cananito Alexandre, com destaque para o Governador da província do Bié, Álvaro de Boavida Neto, o ex-ministro da Agricultura, Afonso Pedro Kanga, o 1º secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, o deputado a AN, Mawete João Baptista.

Outras individualidades como o ex-governador do Uíge,  Lázaro Xixima, a secretária do Conselho das Igrejas Cristãs em Angola, Dorcas Teca, o bispo da Igreja Anglicana, André Soares, assim como membros do governo, reitor da Universidade Kimpa Vita, diretor-geral do ISCED- Uíge, docentes universitários e académicos, oficiais da Polícia Nacional e das FAA, representantes das diversas igrejas da província, trabalhadores  e população em geral.

Serafim Cananito Alexandre nasceu aos 28 de Dezembro de 1952 em Banza Polo “Uíge”, filho de Alexandre Luiz Domingos e de Beatriz Alexandre, fez os estudos primários em Banza Polo, em 1968,  ingressou nas fileiras da JMPLA na RDC, em 1973/74 regressa ao Uíge e no ano de 1977 é eleito ao cargo de primeiro secretário provincial da JMPLA.

Entretanto, o governo da província decretou hoje tolerância de ponto para que trabalhadores de todos os ramos e instituições pudessem render homenagem ao ex-governador da província.

Via Angop

 

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.