
Com vista a melhorar o tráfego rodoviário nas províncias do Zaire e Uíge foram autorizadas despesas para construção em terra das estradas ZRE 305-2 e 215, orçadas em mais 80 mil milhões de kwanzas.
De acordo com o Despacho Presidencial n.º 62/25 de 17 de Fevereiro, a construção em terra das estradas ZRE 305-2, no troço NZeto/Bessa Monteiro (Quindeje)/Quimaria, com extensão de 122 quilômetros, e 215, no troço Quimaria/Bembe/Quichipi, numa extensão de 120 quilómetros, nas províncias do Zaire e Uíge, respectivamente, vão permitir a ligação directa com os municípios de Bembe e Damba, na Província do Uíge, e N’Zeto e Soyo, na Província do Zaire.
Os referidos troços encontram-se em estado de degradação acentuado, o que torna a circulação rodoviária morosa, particularmente no período de chuvas, afectando negativamente o desenvolvimento económico da região.
O processo construtivo será feito em terra batida com uso de estabilizadores químicos para aumentar a capacidade de suporte dos solos e sua durabilidade.
O valor global da empreitada de construção em terra da Estrada Municipal ZRE 305-2, na província do Zaire, é de trinta e oito mil, cento e trinta e três milhões, seiscentos e oitenta e sete mil, seiscentos e quarenta e um kwanzas e noventa cêntimos, incluído IVA.
Já a fiscalização está avaliada em setecentos e sessenta e dois milhões, seiscentos e setenta e três mil, setecentos e cinquenta e dois kwanzas e oitenta e quatro cêntimos, também incluído IVA.
Por sua vez, o valor global de construção em terra da Estrada Nacional 215, na província do Uíge, ficou orçado em cinquenta e três mil, trezentos e noventa e um milhões, duzentos e um mil, novecentos e dezasseis kwanzas e setenta e dois cêntimos, incluído IVA. A fiscalização vai custar mil, sessenta e sete milhões, oitocentos e vinte e quatro mil, trinta e oito kwanzas e trinta e dois cêntimos, incluído IVA.
Deixe uma resposta