Por GPU
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto da Silva Gregório dos Santos, garantiu, hoje quarta-feira, 25, a conclusão de várias empreitadas em curso na província do Uíge.
O ministro fez estes pronunciamentos, à margem do encontro que manteve com o governador provincial, José Carvalho da Rocha, com quem analisou o estado geral das obras públicas do Uíge, com destaque para às infra-estruturas rodoviárias e habitacionais.
Na audiência com o governador provincial, o ministro, que se faz acompanhar de uma vasta delegação do seu pelouro, para o cumprimento de uma agenda de trabalho de três dias, garantiu que o Executivo está a trabalhar no sentido de ver concluída, até 2025, a estrada dos Buengas.
A outra boa nova deixada por Carlos dos Santos é o início, para muito breve, da construção da estrada que liga a província do Uíge ao Zaire, um assunto abordado e aprovado pelo Titular do Poder Executivo, uma via cuja as obras terá início nas Terras do Bago Vermelho, com uma extensão de 120 quilómetros a partir da região do Lucunga.
Um dos objectivos da sua visita, disse, é o de junto do Executivo local, catalogar os 81 troços que concorrem para o aumento da produção nacional e assim seleccionar quais deles são prioritários e dignos de intervenção no próximo ano.
No domínio das ravinas, garantiu que serão intervencionadas um conjunto de ravinas, que se encontram abertas e aquelas ainda em progressão, dotando o governo provincial e as administrações municipais de meios técnicos para o seu combate.
Já o governador provincial, José Carvalho da Rocha, mostrou-se satisfeito com a vinda do ministro ao Uíge, porque desta forma será uma oportunidade para olhar de perto os problemas locais e as suas possíveis soluções no mais curto espaço de tempo.
José Carvalho da Rocha garante também continuidade do combate às ravinas, a normalidade da circulação para os município mais críticos, como são o caso dos Buengas e Milunga, assim como a construção de mais casas sociais, novas pontes e a resolução da problemática da mobilidade interna na capital da província.
O ministro constatou, ainda na tarde de hoje, o estado de degradação dos prédios 24 da rua Ultramar, Rimaga e AC, os edifícios inacabados da segunda fase da centralidade do Quilumosso, os terrenos infra-estruturados e a estrada que liga o município do Uíge ao Negage, passando pela via do Dambi e Calumbo.
O dia de amanhã, o ministro Carlos Alberto dos Santos visita a via que liga os municípios de Sanza Pombo aos Buengas, em construção desde 2023 e depois cumprirá uma agenda de trabalho na sede do município.
Deixe uma resposta