O município de Kimbele que dista a 261 quilómetros da cidade do Uíge, sede capital da província, conta com um novo hospital de referência, inaugurado este sábado, pelo governador local Mpinda Simão.
Com uma capacidade de internamento para 84 camas, a unidade hospitalar construída com o financiamento da linha de crédito da Espanha, possui áreas de consultas externas, ginecologia e obstetrícia, cirurgia, odontologia, laboratórios de análises, hemoterapia, bloco operatório, raio x, reanimação, medicina geral, planeamento familiar, materno infantil e uma morgue com 12 gavetas.
Conta ainda com um refeitório, cozinha, lavandaria e uma incineradora.
As obras executadas num período de 15 meses, por uma construtora Espanhola, orçaram em um bilhão 440 milhões de Kwanzas e está completamente equipado com meios modernos.
Na ocasião, o governador Pinda Simão, considerou o novo hospital como sendo uma mais valia para a melhoria da qualidade de assistência sanitária dos habitantes locais, e que deixarão de acorrer a República Democrática do Congo (RDC), em busca destes serviços, como acontecia até então.
O governador pediu a população local no sentido de conservar a infraestrutura para que tenha um tempo útil de durabilidade longo e sirva as futuras gerações.
Por sua vez, a administradora municipal de Quimbele, Rosa Fila, solicitou o reforço de mais técnicos e médicos para melhorar assistência da população.
Com uma população estimada em 129 mil 396 habitantes, segundo os dados do censo realizado em 2014, o município de Quimbele, conta com 16 unidades sanitárias, entre postos e centros médicos, assegurados por 48 enfermeiros e quatro médicos.
Via Angop
Deixe uma resposta