OSVALDO GOMES DE MORAIS UMA REFERÊNCIA DA NATAÇÃO ANGOLANA

Por Napoleão da Piedade Brandão

OSVALDO Gomes de MORAIS, nasceu na Província do Uíge, aos 23 de Junho de 1960. Foi uma referência da natação angolana durante as décadas de 70, 80, 90, 2000, 2010 e 20, uma longa trajectória e significativa conquista como Atleta, Treinador, Árbitro, Gestor e Dirigente Desportiva.

A carreira desportiva de OSVALDO MORAIS começou a praticar Andebol, Basquetebol e Voleibol à partir de 1971 com apenas 11 anos de idade no Desporto Escolar, onde teve como colegas de destaque Lapa, Cabango, Momoeiro, Mi Faria, Carlos Paiva… com os professores/treinadores Gegé e Bebé Rosa Lopes.

Em 1974 ingressou na Escola de Natação sua grande paixão, da Piscina de Alvalade, integrou os núcleos de natação com Ana Maria, Aparício, Fernando Alvin Faria, Luís, Rui Fernandes, João André, Osvaldo Saldanha e competição com António Merlin de Matos, Michel Pessoa, José Carlos Sonnemberg, João, Rui Amaral, Osvaldo Saldanha, João André, Manuel, Ana, Gonçalo Seixas, Jorge, Luís, João, Paula Leite, Paulo Guedes, Rangel, Pedro, Fernando, João Freudenthal, Luís, Rui Fernandes, Paula Veras. Atletas vivos na memória dos Clubes: Fernando e Carlos Lopes, César Ribeiro, Ricardo e Noelma Abreu, Nayol Cohen, Paulo Guedes, João André, Olímpia, Óscar Magalhães… Na Selecção: Michel Pessoa, José Carlos Sonnemberg, João e Rui Amaral, Oswaldo Saldana, João André, Manuel Seixas, Raquel Freudenthal, Luís e Rui Fernandes, Marcos Medeiros. António Mendes, António Monteiro, Salvador e Adriano João, César Ribeiro, Francisco Neto Corimba, Abreu Manuel, Manuel Gomes Barbatana, Miguel Neto, Alfredo Neto, Hélder Félix, Mário Girão, Shanny Monteiro, Elsa e Sérgio Freire, Gabriel Hoygard, Nádia Cruz, José Ribeiro, Irina Fernandes, Kwenha Fortes, Ivan e Caetana Chaves, Jorge e Cláudia Gomes Antunes, Ana e Milo Monteiro, António Franque, Mário Fernandes, Mónica Roque, Paula Rocha, Fernanda dos Reis, Carla Fernandes, N’lwuemba e Nadir Tati, Vivaldo Ferreira, Gaspar Fragata, Ângela Cossi, Alda e Cristina Albuquerque e Pedro Lima (em memória).

Em 1978 OSVALDO MORAIS fez o Curso de Treinador do 1°grau de Natação, Curso de Juiz e Cronometrista, Curso de Árbitro em DHFK Leipzig e foi Treinador principal da equipa do Clube Desportivo Nuno Álvares até 1980.

OSVALDO MORAIS aprendeu e cresceu como treinador, “lapidou” várias gerações de Campeões. Contribuiu para o crescimento de Atletas de Alto Rendimento. Trabalho duro, resistência, força, potência, preparação neuro muscular, técnica primordial, eficiência e perseverança. Em 1979, organizou a Secção de Natação do Clube Nuno Álvares, foi Treinador Adjunto da Selecção Nacional Universidades Mundiais México. Em 1980 foi Treinador Adjunto da Selecção Nacional nos Jogos Olímpicos de Moscovo.

De 1982 a 88 foi Treinador Adjunto da Selecção Nacional em Magdburg-DDR antiga República Democrática Alemã, Professor Gestor e Coordenador das Escolas de Natação da Piscina de Alvalade. Foi Técnico Adjunto da Selecção Nacional até 1985.

Treinador Principal da Selecção Nacional em Varadero-Cuba. Neste mesmo ano fez o Curso Internacional de Treinador DHFK em Leipzig.

Em 1985 o Curso de Treinador de Natação em Luanda e assumiu o cargo de Treinador e Principal da Selecção Nacional e Coordenador Técnico. De 1986 a 88 foi o Coordenador do Centro Especial de Treinamento.

Em 1987 foi Treinador Principal da Selecção Nacional nos lV Jogos Africanos realizados no Quénia. Em 1988 Treinador Principal da Selecção Nacional no Campeonato Africano por idades em Harare-Zimbabwe.

Treinador Principal da Selecção Nacional XXlV Jogos Olímpicos de Seul. De 1994 à 96 foi Professor da Escola de Natação NADAR na Ilha de Luanda.

Em 1995 fez o Curso de Treinador de Natação Fina Harare-Zimbabwe e o Treinador Principal da Selecção Nacional nos Vl Jogos realizados neste país. Em 1995 foi Treinador Principal da Selecção Nacional no Campeonato do Mundo no Rio de Janeiro. De 1997 à 2008 foi Chefe de Departamento de Natação do Clube Desportivo Militar 1.de Agosto, Treinador Principal e Professor da Escola de Natação TSE Talatona. De 1999 à 2019 Professor na Escola de Natação ao domicílio. Em 2005 o Curso de Treinador de Natação do II Nível em Luanda.

Em 2006 o Curso de Treinador de Natação Fina em Luanda. De 2009 a 2015 Sócio-Gerente da Empresa Servimorais Lda e da Empresa Kabilango Lda até 2020.

Em 2014 e 2019 Open Water Swimming Officials School-Luanda. Árbitro Geral em Open Water. Jogos dos PALOP-Luanda. Em 2015, Swimming School For Officials Nairobi-Kénia. Árbitro Geral do Zonal IV-Luanda.

Em 2016, 2017 Swimming School For Officials-Luanda. Árbitro Geral XII Jogos da SADC-Luanda. Em 2017 Árbitro Geral do Campeonato Africano Júnior Cairo-Egipto. Árbitro Geral do Zonal IV Lilongwe-Malawi.

Em 2018 Árbitro Geral do Campeonato do Mundo de Masters Budapest-Hungria. Árbitro Geral do Zonal Gaberone-Malawi. 2019 Árbitro Geral do Zonal IV Windhoek-Namíbia. Actualmente, OSVALDO MORAIS é o Secretário Técnico da Associação Provincial da Natação de Luanda para o mandato 2020/2024.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.