RAVINAS EM KIMBELE SINALIZAM HOSPITAL MUNICIPAL E IDENTIFICAÇÃO

Keremias Kaboco|Jornalista

Uíge, 18/03 (Wizi-Kongo) – Cada dia que passa, principalmente quando as chuvas caem, crescem de forma alargada as ravinas espalhadas em voltas da sede do município de Kimbele, província do Uíge, em direcção às várias instituições sociais, que neste momento, estão sinalizadas por este fenómeno natural, com realce para o hospital municipal e a delegação dos registos de identificação civil.

O projecto inacabado dos 200 focos habitacionais, bem como o liceu, igualmente, na sede de Kimbele, correm os mesmos riscos de serem devorados a qualquer momento pelas ravinas, uma situação que já leva anos, uma vez que várias comissões técnicas do governo provincial do Uíge e da administração municipal terem deslocado a esses locais, mas que, pouco ou nada se fez para estancar as ravinas que crescem ao belo prazer para destruir parte do município de Kimbele.

No caso do hospital municipal, para se ter a mínima ideia dos perigos causados pelas ravinas, a ambulância viu-se impedida de estacionar no pátio da unidade hospitalar, dificultando, deste modo, a vida dos técnicos de saúde e de quem esteja em situações precárias e que pretende ser evacuado para hospitais dos municípios de Negage ou Uíge.

Pelo caminhar do tempo, os poucos metros da rua que dá acesso a essas infra-estruturas, já se encontram consumidas pelas ravinas, para isso, naquela parte da vila de Kimbele, não se entra de meio rolante e, sim, a pé, situação essa que já causou muito grito de socorro e revolta dos munícipes, mas sem sucesso em verem resolvido aquele problema.

“Na falta de uma resposta urgente até aqui, capaz de estancar o fenómeno natural, resta apenas aguardar que as ravinas continuam a fazer das suas, que, nos próximos tempos vierem a engolir o hospital municipal, o leu, a delegação dos registos de identificação civil, assim como as residências dos funcionários públicos e demais munícipes”, atirou um dos munícipes, Cláudio Alfredo, em declarações ao Wizi-Kongo.

Esse portal procurou manter contactos com à administração municipal de Kimbele para se inteirar das reiais intenções, quiçá se já existe um projecto local, provincial ou nacional direccionado para estancar as ravinas, mas os responsáveis máximos da referida instituição prometeram responder a esse portal oportunamente.

Kimbele é um dos municípios com maior densidade populacional a nível da região do Uíge. Entretanto, possui potencialidades de um solo rico em diversos recursos naturais, águas doces abundantes com diversidades de espécies e uma população dedicada ao cultivo de produtos como mandioca, ginguba, batatas, entre outros, que, lhe dão o estatuto de uma das maiores localidades da província e do país, que abastece os mercados da capital do país, Luanda e da sede da província do Uíge.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.