Songo conta com duas brigadas fixas para registar população com celeridade

Songo – Duas entidades registadoras foram montadas quinta-feira, na sede municipal do Songo e na comuna de Kinvuenga, para atender aos habitantes locais que até ao momento não foram registados ao nível do município do Songo, a 40 quilómetros a Norte da cidade do Uíge, disse hoje (sexta-feira), à Angop a administradora municipal, Adelina Figueiredo Pinto.

Adelina Figueiredo Pinto referiu que, para além das duas brigadas fixas, foram criadas ainda outros grupos de brigadistas que estão a deslocar-se elas aldeia e bairros periféricos da vila para que haja celeridade no processo de registo daqueles que por várias razões até agora não actualizaram os dados eleitorais, bem como os jovens que se vão registar pela primeira vez.

Adelina Pinto avançou que continua o trabalho de mobilização da população a partir de residências, mercados, paragens de táxis, igrejas e outros locais de maior concentração populacional, para que haja maior fluidez dos munícipes aos postos do registo eleitoral.

Como disse, apesar de se ter já atingido o histórico do município (previsto para mais de 19 mil registos), os brigadistas continuam a desdobrar-se nas aldeias e bairros desta circunscrição para que ninguém fica de fora do processo.

Vinte mil e 631 cidadãos estão aptos para as eleições de 2017, entre os quais 18 mil e 768 actualizaram seus dados eleitorais, enquanto dois mil 141 novos eleitores e mil 58 mil trataram segunda via no município durante a primeira fase do processo, encerrado 20 de Dezembro do ano transacto, dos 19 mil previstos.

O município do Songo dista a 40 quilómetros a Norte da cidade do Uíge, tem dois mil 800 quilómetros distribuídos em uma comuna (Kinvuenga), 13 regedorias, 81 aldeias, 14 bairros e conta com uma população de 62 mil 362 habitantes, segundo os dados do Censo Geral da População e Habitação realizado em 2014.

 

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.