Uíge – A província do Uíge conta, a partir desta sexta-feira, com Associação Provincial Cultural e Desportiva “Moko ya Moko”, com o propósito de divulgar danças, teatro, desporto e actividades filantrópicas na região.
A referida associação vai albergar o “Moko ya Moko”, uma modalidade desportiva olímpica com características de ringue, basquetebol, garrafinha e andebol. O único instrumento para a prática desta modalidade é a argola.
Jogada em 50 minutos, a modalidade desportiva acolhe 22 atletas, sendo 12 para cada lado, e é praticada em quadras multiuso.
O acto de empossamento foi testemunhado pela chefe de Departamento do Turismo, Glória Cadete, em representação do director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Manuel Domingos João.
Em declarações à imprensa, a presidente da associação ora criada, Marcela António, sem avançar números, disse apenas que o Moko ya moko é praticado por atletas de ambos os géneros.
A também promotora do projecto, fez saber que, após tomada de posse a nível provincial, serão empossadas as associações municipais do Uíge, Quitexe, Songo, Maquela do Zombo, Negage e de outras localidades da região.
“O próximo passo será a constituição de associação nas províncias de Malanje, Luanda, Cabinda e Zaire”, perspectivou.
Com vinte (20) membros, a referida associação tem como presidente Marcela António, secretário-geral Estanislau Simões e conta com os conselhos fiscal, técnico desportivo, de disciplina, d de arbitragem e jurídico.
Via Angop
Deixe uma resposta