UÍGE TEM 20 TÉCNICOS pARA GESTÃO E COMUNICAçÃO VIA SATÉLITE

Uíge – A província do Uíge conta com 20 técnicos para gerir os equipamentos de gestão e expansão do sinal do Angosat-2 na região, informou hoje, sexta-feira, o director do Centro Tecnológico do Uíge, Virgílio Cordeiro João.

O responsável, que falou depois da inauguração do Centro de Controlo e Missão de Satélites, localizado na zona da Funda, província de Luanda, pelo Presidente da República João Lourenço, acrescentou que o número de técnicos poderá aumentar gradualmente.

Formados em Vsat e Comunicação Via Satélite, no Centro Tecnológico do Uíge, esses técnicos vão se juntar a outros quadros para a instalação de equipamentos tecnológicos, visando manter a comunicação com o Angosat-2.

Explicou que a província só tem ainda um ponto de recepção do sinal do Angosat-2, mas a perspectiva é expandir o serviço nos 16 municípios da região.

O sinal está a ser captado a partir de um mini centro instalado num dispositivo que se encontra na Universidade Kimpa Vita, arredores da cidade do Uíge, onde se pode obter os serviços de internet nos telemóveis e outros aparelhos.

Por sua vez, o diretor dos Registos e Modernização de Infra-Estruturas do Uíge, Romualdo Manuel, disse que, com a entrada em serviço do Angosat-2, a província perspectiva apoiada o setor da agricultura, com a possibilidade da observação e estudo dos solos, na telemedicina, sendo que cinco municípios já têm esses serviços.

Sobre os benefícios do Angosat-2 na região, provocou igualmente a investigação científica nas universidades, assim como a inclusão digital.

 

Comentário

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.