Por Mário Cohen
“Vita a Nkanga” é o título da música promocional do cantor e compositor Isaías Ngoma lançada, terça-feira, em todas as plataformas digitais, em homenagem ao antigo soberano do Kongo Vita a Nkanga, que morreu e lutou contra a opressão colonial por amor à sua nação.
Segundo Isaías Ngoma, a música, além de homenagear o antigo Rei do Kongo, tem também como objectivo divulgar e promover o CD de estreia intitulado “Bantu”, que está a ser gravado em vários estúdios da capital do país.
A canção, disse, é uma melodia que retrata o nosso passado colectivo e tem as participações de De King (flauta), Rodrigo Feeling (guitarra), Dradi Esobolo (percussão) e Sebastião (piano).
O músico deu a conhecer que se inspirou no soberano Vita a Nkanga por ser o primeiro Rei da História de Angola a travar uma dupla batalha (política e religiosa) contra as entidades coloniais portuguesas e contra os missionários Capuchinhos, com a finalidade de dar a conhecer esta parte importante da “nossa história comum” através da música.
Conta ainda, na história musicalizada, que Vita a Nkanga Kinlaza foi filho do antigo Rei do Kongo Nkanga a Lukeni, sucedendo ao pai em 1661, após a sua morte.
O disco faz parte do projecto Ngom’Art Jazz, uma iniciativa de Isaías Ngoma, artista, compositor e director artístico. Revelou ainda que um dos grandes objectivos da obra é a preservação da cultura africana, em particular a de Angola.
Via JA
Deixe uma resposta