ANTÓNIO CAPITÃO DA SILVA – O jornalista do Uíge

AUTO – BIOGRAFIA ANTÓNIO CAPITÃO DA SILVA

ANTÓNIO CAPITÃO DA SILVA, solteiro, filho de José António da Silva e de Victorina António, natural do bairro 4 de Fevereiro no município de Maquela do Zombo, província do Uíge, nascido ao 29 de Julho de 1981.

Depois de abandonar o município de Maquela do Zombo, em conjunto com os meus pais em 1985 e posteriormente ser levado à capital do país, Luanda em 1986, frequentei a 1ª, 2ª e 3ª classe na antiga escola 1º de Agosto (actual escola nº2003) no município da Maianga, nesta província, e regressando à cidade do Uíge em 1991 conclui o ensino primário (4ª classe) na escola primária nº107, no bairro Mbemba Ngango.

De 1992 – 1993 concluiu o ensino secundário (5ª e 6ª classe) na escola preparatória 11 de Novembro (enquanto a província se encontrava ocupada pelas forças da UNITA). De 1997 – 1998 concluiu o terceiro nível (7ª e 8ª classe) também na referida escola. De 1999 – 2004 concluiu o ensino médio no antigo Puniv. De 2006 – 2013 concluiu o curso de Bacharelato e licenciatura em Contabilidade e Gestão na Escola Superior Politécnica do Uíge (ESPU) da Universidade Kimpa Vita.

Actualmente é Pós-Graduando em Gestão de Empresa pela COGNOS – Formação e Desenvolvimento Pessoal em Lisboa e é estudante do 3º ano do curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Kimpa Vita. Integrou na Organização do Pioneiro Angolano (OPA) em 1986 na cidade de Luanda, tendo feito parte de várias actividades, sobretudo acampamentos.

Em 1990 integrou o grupo de meninos que tomaram de assalto à Assembleia do Povo durante a realização do 3º Congresso Ordinário do MPLA e da Ampliação da Democracia, particularizando-se no pequeno grupo que ladeava os dirigentes do MPLA e do Governo na Tribuna. Em 1991 integrou ainda o grupo de pioneiros da OPA de receberam e deram boas-vindas ao Cda. Presidente do MPLA e da República de Angola no aeroporto internacional 4 de Fevereiro em saudação à assinatura do Processo de Paz de Bicesse a 31 de Maio do mesmo ano em Portugal.

Desde 1998 que iniciou a sua participação em actividades da JMPLA, tendo ingressado como militantes desta organização juvenil do MPLA em 16 de Outubro de 2001. Com residência fixada na rua 1º de Agosto, prédio Quiatomo ingressa para Comité de Acção do Partido (CAP) nº 10 ao 04 de Junho de 2006. Com a criação do Comité do Partido de Especialidade dos Jornalistas no Uíge em 2007 passou a integrar este comité e actualmente ocupa a função de 2º Secretário do mesmo. É Jornalista sénior do Jornal de Angola onde trabalha desde 2008.

Vive maritalmente com a Senhora Celestina Helena Bernardo Pedrous(filha de Mfumu Pedrous, natural da Damba, e de Fátima Kissussu Bernardo, natural de Kipedro, Ambuíla) com quem temos cinco (5) filhos, nomeadamente Júnior Capitão P. da Silva, Evandro Capitão P. da Silva, Teresa Capitão P. da Silva, Laurinda Capitão P. da Silva e António Capitão Pedrous da Silva.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.