Centro ortopédico de Negage reforçado com meios de locomoção

Uíge – Cinquenta e cinco cadeiras de rodas e 100 muletas para facilitar a locomoção dos deficientes físicos foram entregues, na sexta- feira, ao Centro Ortopédico do município de Negage, província do Uíge, pela Fundação Lwini, no âmbito das suas actividades de solidariedade filantrópica.

Das 55 cadeiras de rodas entregues, em acto presenciado pela vice-governadora para o sector Político, Social e Económico do Uíge, Catarina Pedro Domingos, destacam-se 30 para adultos e 25 para crianças.

O director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Ferreira, informou que os meios doados servem para atenuar as dificuldades com que se debatem os doentes que recorrem a instituição com problemas de deficiência, resultantes de acidentes de viação e vascular cerebral (AVC) assistidos no centro.

Informou, por outro lado, que os meios foram adquiridos graças aos esforços da Fundação Lwini, em parceria com o Ministério da Acção Social, Família e Igualdade do Género, assim como de outros parceiros.

Alfredo Ferreira deu a conhecer ainda, que o gesto será extensivo para as 18 províncias do país.

A vice-governadora do Uíge para o sector Político, Social e Económico, Catarina Pedro Domingos, destacou a iniciativa da Fundação Lwini por ter contemplando com estes meios de locomoção ao centro ortopédico do Negage, uma vez que muitos doentes que ali procuram os seus serviços carecem dos mesmos.

Lembrou ainda que sendo o centro de carácter regional, vai beneficiar pessoas oriundas de outras províncias do país, sobretudo da região norte.

O centro ortopédico e de reabilitação física de Negage controla mil 891 deficientes físicos,dos quais 12 encontram-se internados nesta unidade sanitária, enquanto mil 879 são assistidos de forma ambulatório.

A instituição foi inaugurada em Maio de 2016.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.