Uíge – Uma nova estrada com um percurso de 38 quilómetros, cujas obras de reabilitação para posterior asfaltagem estão em curso, vai ligar até o mês de Fevereiro próximo à cidade do Uíge, capital da província do Uíge, e do Negage.
As obras da estrada, cujo percurso passa em 17 povoações, foram constatadas hoje, quinta-feira, pelo governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, durante uma visita de campo que o levou até ao município de Negage.
Segundo o encarregado das obras da empresa chinesa CPP, Chima Petroem, o trabalho está avaliado em 29 milhões de kwanzas, e o seu prazo de execução é de 14 meses.
Na ocasião, o governador do Uíge, exigiu dos encarregados das obras no sentido de serem mais leais para que a população desfrute de uma boa circulação e tenha a facilidade de evacuar os seus produtos para a capital da província e outras localidades.
O governante percorreu os 38 quilómetros entre Uíge e Negage e nesse último município inteirou-se do funcionamento da fábrica de água mineral e Fazenda Girangola para a criação animal que já garantem uma boa dieta alimentar a população da região.
Na fazenda chamada Girangola, 18 quilómetros da cidade do Negage, Paulo Pombolo inteirou-se do funcionamento de um matadouro que por dia executa 16 cabeças de vacas, carne vendida a mil 300 kwanzas o quilograma, bem como a produção de ovos e aves que logram 12 caixas com 360 ovos cada dia e custa 16 mil kwanzas a caixa.
Na referida fazenda o governante ficou informado da existência de uma nova fábrica de água mineral que até finais deste mês dará o seu arranque, produzindo mais de 60 mil garrafas de água/dia.
No Negage, Paulo Pombolo orientou uma reunião do conselho municipal da administração local para transmitir as exigências do governo mais actuais para o desenvolvimento da região.
O Governante vai realizar sexta-feira o mesmo trabalho aos municípios de Quitexe e Ambuila num troço rodoviário de 80 quilómetros em reabilitação.
Via Angop
Deixe uma resposta