Embaixador do Ruanda aborda produção do café com o governo provincial

imagem de arquivo

Uíge – O Embaixador do Ruanda em Angola, Alfred Kabuba Kalisa, manifestou hoje, quarta-feira, nesta cidade, a necessidade de se incrementar a cooperação para a produção do café, entre o seu país e o governo provincial do Uíge

O diplomata avançou esta intenção durante o encontro que manteve com governador provincial, Paulo Pombolo, presenciado por membros do governo local e da delegação do Ruanda, no quadro da visita de dois dias que efectua a província do Uíge.

Reconheceu que Uíge foi uma região potencialmente produtora de café no tempo colonial, daí a necessidade do interesse do seu país incrementar a cooperação neste domínio.

Admitiu que o Ruanda está disponível a apoiar a província do Uíge com excelentes técnicos agrónomos e produtores modernos do café.

“Ruanda é um país agrícola, essencialmente na produção do café, com destaque para o café arábica. Com uma cifra de quarenta mil toneladas comercializadas/ano”,  realçou o diplomata.

Por seu turno, o governador Paulo Pombolo, defendeu a necessidade da captação de recursos financeiros para financiar a produção do café, e para que a província volte atingir os níveis de produção dos anos passados.

Apontou ainda que a falta de introdução da nova tecnologia de produção, que  possa ajudar os produtores locais, tem dificultado a obtenção de bons resultados em termos de produção do café na região.

“Financiar a produção do café não significa apenas entregar dinheiro a pessoa que está a produzir o café, mas este dinheiro pode se transformar em meios e equipamentos para a pessoa trabalhar”, referiu.

Acompanhado de responsáveis da direcção da Agricultura do Instituto do Café, o Embaixador do Ruanda visitou esta tarde o centro de experimentação de café, assim como outras fazendas de produção.

Via Angop

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.