Uíge – As feiras para comercialização de produtos agro-pecuários, promovidas desde o princípio do mês de Junho nos municípios do Sanza Pombo, Songo e Damba, província do Uíge, encerram com sucesso, neste sábado, ao comercializar um total de 80 toneladas de produtos diversos.
Produtos como café, feijão, mandioca, banana, batata-doce e rena, assim como outros tubérculos locais, estiveram em evidência durante o evento.
De acordo com o director provincial do Comércio, Hotelaria e Turismo, Bosseke Mansony, na vila da Damba, situada a 197 quilómetros a norte da cidade do Uíge, o município do Songo evidenciou-se com a venda de banana pão, enquanto Sanza Pombo destacou-se em ginguba, feijão e outros.
Reconheceu que os camponeses enfrentam muitas dificuldades mais conseguiram demonstrar igualmente aquilo que produzem de uma forma rudimentar.
A feira decorreu sob o lema “centenário da cidade do Uíge, escoemos os produtos dos camponeses do campo para cidade através de potenciais compradores”.
Bosseke Mansony pediu igualmente aos administradores a primarem em promover actividades de género para se continuar a incentivar os camponeses e os comerciantes.
O administrador adjunto da Damba, Zacarias Manuel, disse que a feira foi realizada com êxitos graças aos esforços e empenho de todos e ressaltou os esforços dos camponeses da Damba na produção de bens para diversificação da economia nacional.
O município da Damba, 197 quilómetros à norte da cidade do Uíge, tem uma população de 63 mil 580 habitantes na sua maioria camponeses.
Wizi Kongo/Angop
Deixe uma resposta