Uíge – Pinda Simão, governador provincial do Uíge, advogou hoje (terça-feira), nesta cidade, que o melhor funcionamento das instituições passa, necessariamente, pela contínua formação de quadros.
Ao falar num encontro, após a visita que efectuou a diferentes direcções provinciais, Pinda Simão apelou aos responsáveis dessas instituições do Estado no sentido de continuarem a primar pela formação de quadros, com vista a contribuírem, melhor, no desenvolvimento da província e do país, em geral.
Como afirmou, através de formação constante se pode acautelar e superar aqueles quadros que estão numa situação mais crítica em relação a outros.
Informou que as pessoas, quando recebem formação, aspiram a uma vida melhor, com as suas remunerações, acrescentando que o enquadramento do pessoal deve depender de quanto as instituições necessitam para o seu êxito.
Referiu que a visita visou, igualmente, constatar o funcionamento das instituições locais do Estado.
Pinda Simão considerou que algumas instituições visitadas têm as mínimas condições de trabalho, quando outras precisam de algumas intervenções para o seu melhoramento.
As condições de trabalho, como espaços reduzidos, carências de fundos para melhor funcionamento das instituições, substituições de mobiliários com o tempo esgotado, foram, dentre outros aspectos, abordados durante o encontro.
Na ocasião, o governante visitou o Instituto Nacional de Segurança Social, a Empresa de Águas e outras oito direcções provínciais, nomeadamnte da Administração, Trabalho Emprego e Segurança Social, Juventude e Desportos, dos Transportes, das Telecomunicações, da Assistência e Reinserção Social, da Cultura, dos Registos, da Energia e Água, e dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria.
O director provincial da Energia e Água no Uíge, Mendes Domingos, congratulou-se com a visita do governador Pinda Simão, adiantando que ela visou constatar as condições de trabalho e as dificuldades que as instituições enfrentam.
Opinou que a visita vai permitir a alteração do quadro e a superação de dificuldades.
O director provincial da Cultura no Uíge, José Caricoco Cussiquina, agradeceu, igualmente, a iniciativa do governador em visitar a sua instituição.
Participaram no encontro, os responsáveis das dez instituições do Estado visitadas e outros convidados.
Va Angop
Deixe uma resposta