Uíge – O governador provincial do Uíge, Paulo Pombolo, solicitou hoje quinta-feira, nesta cidade, à nova administradora do município do Uíge, Catarina Pedro Domingos, na necessidade de trabalhar para uma nova imagem da cidade capital da província.
O governante que falava no acto da apresentação da administradora aos funcionários, autoridades tradicionais e religiosas da circunscrição, admitiu que a cidade do Uíge tem uma imagem que necessita de ser transformada.
“Precisamos de equacionar para melhor servir. É fundamental rever melhor a situação das ruas da cidade, da água potável, dos esgotos, a arborização da cidade e sua periferia, a limpeza bem como a iluminação pública que fazem parte das várias dificuldades dos munícipes.
Para o governador provincial, para que a cidade seja moderna passa necessariamente na condição de ter ruas limpas e jardinagem em pleno funcionamento.
“A jardinagem da cidade nunca foi reactivada, foi sempre um bicho-de-sete-cabeças, mas deve ser invertida esta situação procurando tratar os espaços verdes da cidade”, enfatizou
Paulo Pombolo, exigiu a actual gestora a trabalhar em colaboração com a direcção da viação e trânsito na remoção das viaturas abandonadas nas ruas da cidade bem como terminar com as vendas dos ambulantes nas ruas.
Na ocasião, o governante solicitou também que se procure trabalhar mais na protecção das escolas que são vandalizadas, onde muitas delas já não têm portas, janelas até mesmo carteiras, em que as crianças são obrigadas a levarem cadeiras para melhor se acomodarem.
A saúde é um outro problema, rematou, deve-se trabalhar com os centros da periferia para descongestionar o hospital provincial bem como a reabertura dos postos e centros já encerrados.
A actual administradora, Catarina Pedro Domingos, substitui Altamiro Inocêncio Benjamim que exerceu o mesmo cargo desde Dezembro de 2012.
Via Angop
Deixe uma resposta