Songo – A administradora do município do Songo (Uíge), Adelina Pinto, afirmou na quarta-feira, que as cinco brigadas móveis existentes na área já se desdobraram pelas 81 aldeias que compõem a circunscrição.
A responsável fez saber que no município, prevê-se registar pelo menos 24.069 cidadãos, dos quais mais de 2.950 são novos eleitores.
Adelina Songo falava por ocasião da visita do deputado do MPLA Luís Reis Cuanga para saber sobre o andamento do processo de actualização do registo eleitoral no município do Songo, no quadro de um programa de trabalho a diversos municípios do país.
Disse que a cifra obtida neste processo resulta de um trabalho de mobilização levado a cabo junto da população, onde várias entidades e organizações se desdobram de aldeia a aldeia para transmitir a importância do registo.
“Acreditamos que vamos atingir uma meta satisfatória e continuaremos na senda da mobilização da população nesta segunda fase que começa já sexta-feira (28), para que tanto aqueles cidadãos que perderam os cartões eleitorais como aqueles que completaram ou venham a completar 18 anos (até Março de 2017) possam afluir aos postos criados para o efeito”, afirmou.
Afirmou estarem todas as condições criadas para que a segunda fase corra sem sobressaltos, pelo que aproveitou a oportunidade para apelar a população no sentido de cumprir com o seu dever de cidadania.
Já o deputado Luís Reis Cuanga, que trabalhou durante algumas horas no Songo, manifestou-se satisfeito pelos resultados obtidos e incentivou aqueles cidadãos que ainda não actualizaram os seus dados eleitorais, para o o fazem dentro dos prazos.
Por outro lado, o ritmo acelerado de desenvolvimento que o município do Songo conhece deixou satisfeito o deputado do MPLA.
O parlamentar manifestou a sua satisfação no fim de uma visita de campo de algumas horas que efectuou ao município, para constatar o desenvolvimento da circunscrição, no quadro da melhoria das condições de vida da população.
“Saímos daqui satisfeitos, porque há um esforço grande que está a ser feito pela população, em primeira instância, sobretudo na diversificação da nossa economia e incremento da produção agrícola para melhoria da situação da crise, assim como contribuir na redução da fome e pobreza”.
Luís Reis Cuanga que falava aos jornalistas, disse ter visitado algumas escolas do ensino primário e I ciclo secundário, postos de saúde, obras de reabilitação das estradas secundárias e terciárias e pontes, onde alguns empreendimentos já estão concluídos.
Disse ter constatado também em várias aldeias a colocação de água potável por sistema de gravidade.
O município do Songo tem 2.800 quilómetros de extensão, repartido em uma comuna, 13 regedorias e 81 aldeias e conta com uma população de 62.632 habitantes, segundo os dados do Censo de 2014.
Uíge: Deputado constata progresso do município do Songo
Songo – O ritmo acelerado de desenvolvimento que o município do Songo, na província do Uíge, está a conhecer nos últimos anos, deixou nesta quinta-feira, satisfeito o deputado do Grupo Parlamentar do MPLA, Luís Reis Cuanga.
O parlamentar manifestou a sua satisfação no fim de uma visita de campo de algumas horas que efectuou ao município do Songo, onde se deslocou com o objectivo de constatar de perto o grau de desenvolvimento que a circunscrição está a conhecer, no quadro da melhoria das condições de vida da população.
“Saímos daqui satisfeitos, porque há um esforço grande que está a ser feito pela população em primeira instância, sobretudo na diversificação da economia e incremento da produção agrícola para melhoria da situação da crise, assim como contribuir na redução da fome e pobreza”, enfatizou reconhecendo também a dinâmica imprimida pela administração local na construção de novas infra-estruturas sociais.
Luís Reis Cuanga que falava aos jornalistas, disse ter visitado algumas escolas do ensino primário e do ciclo secundário, postos de saúde, obras de reabilitação das estradas secundárias e terciárias e pontes, onde alguns empreendimentos já estão concluídos e outros estão em curso nas diversas localidades da circunscrição .
Disse ter constatado também em várias aldeias a colocação de água potável por sistema de gravidade, apesar de outras ainda carecerem deste bem precioso.
Augurou que o relatório de balanço que for feito das visitas realizadas, poderá colocar aquelas questões fundamentais que ainda afligem a população do Songo, como a conclusão das obras de reabilitação da estrada que liga a cidade do Uíge aos municípios do Songo e Bembe, fornecimento da energia de Capanda, captação e distribuição de água potável na vila por sistema de gravidade e a necessidade de se estancar a ravina na estrada que liga a sede do Songo à comuna do Kinvuenga, respectivamente.
Para ele, a visita foi importante na qualidade de serem deputados que têm a missão de representar as populações e com maior legitimidade defender os interesses dos cidadãos, assim como a colocação de projectos que têm incidência para as respectivas localidades.
O município do Songo é um dos municípios da província do Uíge, com 2.800 quilómetros de extensão, repartidos em uma comuna, 13 regedorias e 81 aldeias e conta com uma população estimada em 62.632 habitantes, segundo os dados do Censo de 2014.
Via Angop
Deixe uma resposta