Governo da província do Uíge lança amanhã o projecto de arborização das vias da cidade

José Raimundo Ameida Teca, director do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos do Uíge.

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 23/07 (Wizi-Kongo) – O governo da província do Uíge, em parceria com a associação dos escuteiros de Angola – junta regional do Uíge, fará neste sábado (24) o lançamento de arborização de árvores das vias das cidades do Uíge e Kitexe.

Largo do governo provincial é o palco escolhido para o lançamento do projecto que contará a participação do governador provincial José Carvalho da Rocha que irá neste sábado por volta das 08 horas fazer a plantação da primeira árvore do tipo palmeira real. Mais de mil e setecentos escuteiro a nível da região do Uíge estão mobilizados para este acto, de lobito à dirigentes.

De acordo o programa que o Wizi Kongo obteve acesso o dia está ainda reservado para a entoação do hino nacional, entoação do hino da associação dos escuteiros de Angola, momento cultural para marcha dos escuteiros, de seguida o momento será de intervenções, nomeadamente discurso da administradora municipal do Uíge, Sónia Arleth Fernandes Domingos, Leonildo Venceslau Chita, chefe adjunto da junta regional da associação dos escuteiros de Angola e por último a intervenção do governador José da Rocha.

Dai seguir-se-á o lançamento oficial do projecto da iniciativa dos escuteiros de Angola denominado “Árvore da vida e Um escuteiro, Uma planta”. Numa primeira fase foram escolhidas as ruas do café, Agostinho Neto, routundas da via do Kilomosso, projecto habitacional do Kilomosso e as ruas do projecto habitacional do Katapa.

José Raimundo Almeida Teca, director do Gabinete Provinal do Ambiente e Resíduos Sólidos que falou em exclusivo ao Wizi Kongo disse “é um projecto ambicioso de iniciativa da associação dos escuteiros de angola com a parceria do governo provincial com o objectivo de arborizar a cidade e pedimos que outras associações juvenis sigam o exemplo” disse Teca.

O responsável do ambiente na província disse ainda que o projecto-piloto será lançado neste sábado na cidade do Uíge e no dia 26/07 no município de Kitexe e a meta é abranger as cedes dos 16 municípios da província com cerca de dez mil plantações diversas entre plantas frutíferas e ornamentais com uma duração de dois anos onde será criada um viveiro para reprodução das plantas e nesta primeira faze espera-se uma plantação de cerca de cinco mil árvore. Rebateu o servidor.

Mateus Kiala da Costa, coordenador do projecto da junta regional do Uíge que falou esta sexta-feira a este portal disse que o projecto é de âmbito nacional que prevê a plantação de um milhão de plantas a nível do país.

“O projecto que estamos levar a cabo é um projecto que está a ser desencadeada a nível regional ao passo que e árvores da vida é um projecto do escutismo a nível mundial, onde a junta nacional traçou o projecto Um escuteiro uma planta, nesta conformidade amanhã faremos o lançamento do projecto a nível regional, e nestes dois anos não será simplesmente plantações mas sim temos um leque de acções a desenvolver isto, é tratamento de todos os espaços verdes da cidade” disse Mateus.

A junta regional da associação dos escuteiros controla actualmente cerca de 3 mil escuteiros a nível da província do Uíge de lobitos à dirigentes.

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.