Defendida organização da classe artística do Uíge

Domingos Manuel João, director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Uíge.

Por Jeremias Kaboco

Uíge, 23/07 (Wizi-Kongo) – A criação de associações em cooperativas, registo e atribuição de cartão profissional, foram as linhas defendidas pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Uíge, Domingos Manuel João (Nely), como formas viáveis da organização da classe artística na região.

Essa posição, foi tomada durante a reunião mantida com a classe dos artistas da província do Uíge, nesta quinta-feira (22), na sala de conferências da Caixa de Segurança Social das FAA. Na reunião, estiveram aproximadamente 50 elementos, entre eles, os fazedores de artes como pintores, escritores, músicos, bailarinos, promotores de eventos e de teatro.

Ao Wizi Kongo, Domingos Manuel João que só com o registo e atribuição de cartão profissional, que, irá de certo modo ajudar na organização da classe e atrair apoios. Questionado em relação as salas para a realização de eventos, Nely, avançou que os esforços serão envidados para a criação de mais espaços culturais, assim como na realização de eventos.

Quanto ao estado actual em que se encontra o estúdio discográfico Nerú, aquele responsável explicou que o gabinete que dirige está estudar mecanismos adequados a fim de encontrar uma empresa capaz para a gestão daquela imponente obra que gastou muito dinheiro dos cofres do Estado angolano, mas que de lá pra cá, não tem servido em nada a classe.

Sobre o museu do Kongo salientou em dizer que o mesmo ficou durante um tempo encerrado por falta de recursos humanos, visto que os funcionários que lá prestavam serviço já estavam com o limite de tempo de trabalho, isto é, reformados, por outro o museu já não apresentava condições. “ Muita coisa faltava como as prateleiras, as peças eram coladas no chão e sabemos que os museus a nível internacional tem uma estrutura boa, logo está a se fazer um trabalho de remodelação na estrutura interna e foi demolida os anexos que se encontrava na parte traseira para trazer uma nova imagem a província e a classe artística”, observou.

PUBLICIDADE

Comentário

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.